Suécia: Masterclass TERRA NULLIUS com Paula Diogo e Jacinto Lucas Pires (online)

Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

Descrição

No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia a realizadora e atriz portuguesa Paula Diogo manterá, no dia 26 de maio de 2021, pelas 15h00, online (via zoom), com os alunos do Departamento de Cultura e Estética da Universidade de Estocolmo e demais interessados ​​na cultura portuguesa, uma conversa, moderada pelo escritor Jacinto Lucas Pires, sobre o projeto TERRA NULLIUS.

Terra Nullius foi o termo criado pelo direito internacional para definir territórios que não pertenciam a ninguém e, portanto, podiam ser ocupados. Ainda hoje existem territórios sob a designação Terra Nullius como Bir Tawill (uma faixa de terra entre o Egito e o Sudão), como a Antártica, ou como o mar internacional e a lua. Mas, Terra Nullius também tem um significado poético assumindo uma ideia de território inexplorado, uma espécie de oásis de liberdade.

Terra Nullius decorre da estadia, de um ano, de Paula Diogo em Reykjavik, capital da Islândia onde se manteve, caminhando e escrevendo, procurando experienciar a imanência do lugar.

Jacinto Lucas Pires deixa as perguntas: é uma peça de teatro, um documentário intimista, um relato de uma viagem, um ensaio político, uma voz que faz cinema a partir do nosso caminhar, tudo ao mesmo tempo, ou nada disso exatamente? Um áudio que se justapõe a um determinado caminho - como forma de explicar o movimento das ideias, como exercício de fazer o corpo pensar? Uma peça que para se tornar inteira tem que criar sua própria “terra de ninguém”. Mas como esse lugar será construído?

Mais informações sobre o projeto: http://ma-criacao.com/portfolio/terra-nullius/