Praga: Concerto online de Gonçalo Salgueiro

Descrição

O encerramento oficial do exercício da Presidência Portuguesa da União Europeia será assinalado, na capital checa, com um concerto online do fadista Gonçalo Salgueiro, no dia 10 de junho de 2021, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, às 20h00 (horário de Praga). O concerto será transmitido a partir da Casa-Museu Amália Rodrigues, exclusivamente online, podendo ser visualizado em direto nas páginas de Facebook da Embaixada de Portugal na República Checa, do Camões – Centro de Língua Portuguesa em Praga e de Gonçalo Salgueiro.   

Gonçalo Salgueiro far-se-á acompanhar por Guilherme Banza na guitarra portuguesa e Rogério Ferreira na viola de fado. Marcarão também presença dois jovens fadistas convidados, Tiago Correia e José Geadas que irão cantar dois temas de Amália.

 

Gonçalo Salgueiro

Gonçalo Salgueiro nasceu em Montemor-o-Novo, no seio de uma família ligada à música. Ainda no Alentejo, integra o grupo coral de S. Domingos, sendo que o primeiro Da Pacem Domine atingiu os top de vendas nacionais com o single “Lira“. Aos 17 anos, através da Soprano Maria Cristina de Castro, candidatou-se ao Conservatório Nacional e conseguiu acesso com a melhor nota desse ano.

Em pouco tempo torna-se numa das principais atrações das casas de Fado, começando a cruzar-se com alguns dos maiores nomes deste género musical (Beatriz da Conceição, Tereza Tarouca, Vicente da Câmara, José Fontes Rocha entre outros ...).

Em 2000, após o convite do encenador Filipe La Féria, integra o elenco do Musical “Amália” no papel de Eduardo Ricciardi. Aqui chama a atenção da crítica e do público, com uma brilhante interpretação do tema “Aïe, mourir pour toi” em dueto com Alexandra. Em 2002, grava o 1º álbum a solo “No tempo das cerejas”, realiza uma assumida homenagem a Amália e recria alguns dos seus temas menos conhecidos. Em 2006, edita o 2º Álbum “Segue a minha Voz”, cujo trabalho viria a ser reeditado anos mais tarde (2012) com a mais valia de duetos inéditos com Fernanda Maria e Beatriz da Conceição. Em 2007/2008, é de novo chamado por Filipe La Féria para interpretar o papel de Jesus Cristo no Musical “Jesus Cristo Superstar”. O sucesso do projeto foi inequívoco com lotações esgotadas no Teatro Rivoli, primeiro, e no Teatro Politeama, depois. Um marco da história do Teatro Musical Português. Em 2009/2010, edita o CD/DVD homónimo “Gonçalo Salgueiro” onde se revela como autor de versos para o Fado.

É distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores com o “Troféu de Homenagem ao Fado SPA“, no ano de 2011. Um ano depois, Gonçalo Salgueiro é galardoado pela Fundação Amália Rodrigues com o Prémio Amália Rodrigues 2012 na categoria “Tributo a Amália”, prémio pela primeira vez instituído e atribuído na história da instituição.

Em 2014/2015, lança-se noutro grandioso projeto, desta vez em parceria com a renomada soprano internacional Elena Mosuc. Numa combinação única e inédita juntam Fado, Opera e Musical – OPERFADO - acompanhados por músicos de fado, orquestras e coros, cuja tournée teve a sua estreia na Roménia com concertos esgotados sucessivamente.

Gonçalo Salgueiro aceita ainda o desafio de participar no projeto poético-musical “Aire, Fuego e Deseo”, do poeta castelhano Juan Carlos García Hoyuelos, em homenagem a 96.000 pessoas que conservaram o idioma judaico-ibérico nos seus 500 anos de diáspora. Esta foi a oportunidade de dar voz ao tema “Não Há Um Dia”, do compositor Salvador Garcia Pérez e do intérprete de viola de flamenco Mariano Mangas.

Em janeiro de 2015 atua na Roménia, no prestigiado Romanian Athenaeum de Bucareste, acompanhado pela 1ª Orquestra Filarmónica e Coro da Roménia com a soprano Elena Mosuc, onde pela primeira vez se ouviu Fado! Inicia também os ensaios para mais um musical de Filipe La Féria "A noite das mil estrelas" no Casino Estoril, onde interpreta variados temas desde o musical Evita à canção francesa dos anos 50, passando pelo pop de António Variações dos anos 80 e até ao fado e ópera!

“Mãe” é o nome do último álbum de Gonçalo Salgueiro, um trabalho discográfico que nos prende com amor e saudade num misto de regozijo e dor.

Espetáculos um pouco por toda a Europa e EUA, levam-no ao contacto mais próximo com o grande público que, tal como os críticos, são unânimes em afirmar a sua extraordinária versatilidade, emoção e presença.