Maputo: Exposição de fotografia "Janela Indiscreta", de Mariano Silva

Descrição

A partir do dia 24 de agosto até ao dia 10 de setembro de 2021, entre as 10h00 e as 15h30 o Camões – Centro Cultural Português em Maputo apresenta ao público a exposição “Janela Indiscreta”, do fotógrafo Mariano Silva.

Em “Janela Indiscreta”, Mariano Silva apresenta 40 fotografias a preto e branco registadas a partir de uma única janela, a janela de um apartamento onde viveu, numa das avenidas mais movimentadas da capital de Moçambique. O resultado deste minucioso trabalho é uma enorme diversidade de imagens, que entre temas, formas, relevos, luzes, afazeres dos protagonistas e respetivo espaço, poderia sugerir um percurso alongado pela cidade de Maputo e seus residentes. É precisamente nesta multiplicidade e também na perspetiva particular em que os registos foram capturados, que um simples cruzamento entre duas ruas (Av. Julius Nyerere e Av. Eduardo Mondlane) se torna tão interessante.

Este projeto da exposição "Janela Indiscreta” produzido em parceria com o Camões - Centro Cultural Português conta ainda com a especial participação do poeta e editor Mbate Pedro que descreveu o seu ponto de vista sobre esta particular série fotográfica. Segundo Mbate Pedro, “(…) Mariano lembra-nos, através das suas belíssimas representações, que a fotografia é também, a descrição dos caminhos que percorremos e tropeçamos e levantamo-nos para voltarmos a percorrê-los. O que almejam então alcançar esses corpos palmilhando caminhos tão vastos e distintos? Caminhos que se entregam ao rumor dos homens que os desbravam, sem deles esperar nada, assumindo-os apenas como se da sua natureza fossem. Eis uma possível reflexão a que Mariano nos convoca (…)”.

As visitas à exposição serão reservadas a um número limitado de pessoas e respeitaram todas as medidas adequadas de higiene e segurança definidas pelas autoridades competentes.

 

Nota biográfica do fotógrafo:


Mariano André Lopes da Silva nasceu em Elvas a 5 de abril de 1976. Vive e trabalha em Maputo, desde 2013 e é licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Desde 2008 que a fotografia ocupou a grande maioria dos seus tempos livres tendo-se profissionalizado neste ramo, já em Moçambique, no ano de 2016. Como fotógrafo profissional executa os mais variados trabalhos para diversos clientes, com especial destaque para fotografia empresarial e eventos. O leque de trabalhos efetuados permitiu-lhe adquirir uma vasta gama de experiências profissionais em vários setores do ramo da fotografia.

Tem realizado exposições individuais, das quais destacamos as seguintes: “Deus nos Acudi”, Galeria Kulungwana (Maputo, 2020); "África e Suas Gentes” (Sousel, 2015); “1.ª Edição do Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival” (Setúbal, 2012); “Raízes de Sal”, Centro Cultural Franco-Moçambicano (Maputo, 2010). Tem participado também em exposições coletivas, das quais destacamos as seguintes: “Religiões e Crenças”, World Press Photo (Org. Embaixada do Reino dos Países Baixos), "Jardim Tunduro", (Maputo, 2019); “1.° Concurso de Fotografia de Arquitectura”, ARCHIMOZ – Associação de Arquitetos de Moçambique (Maputo, 2018); “Iha de Moçambique – A Ilha das Duas Cidades”, Galeria Kulungwana (Maputo, 2018); “600 Olhares”, comemoração dos 600 Anos do Cabo Espichel (Sesimbra, 2010). Vencedor de alguns prémios, dos quais destacamos os seguintes: 2.° Lugar no Concurso “Ilha de Moçambique – A Ilha das Duas Cidades”, Galeria Kulungwana (Maputo,2018); 1.° Prémio no Concurso de Fotografia sobre Religiões e Crenças no âmbito World Press Photo promovido pela Embaixada do Reino dos Países Baixos (Maputo, 2018); 1.° Prémio no Concurso de Fotografia sobre Aleitamento Materno promovido pelo Hospital Garcia de Orta (2013).