Sibéria: Músicos portugueses participam em concertos da Orquestra de Câmara de Krasnoyarsk

Calendário
Camões, I.P.
Data
11.02.2022 - 12.02.2022
Localização
Siberia, Russia

Descrição

Nos dias 11 de fevereiro de 2022, pelas 19h00, na sala menor da Filarmonia de Krasnoyarsk e 12 de fevereiro de 2022, pelas 15h00, na Casa da Cultura Mechta de Sosnovoborsk, a Orquestra de Câmara de Krasnoyarsk apresentar-se-á ao público sob a direção do maestro José Eduardo Gomes.

O maestro, laureado com o 1.º Prémio no European Union Conducting Competition e vencedor do prémio Beethoven no mesmo concurso é atualmente maestro titular da Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. 

João Moreira, galardoado com vários prémios internacionais de referência (2.º Prémio do Concurso International Trumpet Guild nos EUA e 1.º Prémio do Concurso "Terras de La Salette"), atualmente solista na Orquestra Metropolitana de Lisboa, regressa à Rússia depois de 5 anos como trompete solo na Orquestra MusicAeterna de Perm onde trabalhou com o maestro Teodor Currentzis.

O programa inclui as obras "Scenas nas montanhas para orquestra de cordas", do compositor luso José Vianna da Motta, "Serenata para cordas op.22" de Antonin Dvorak, e "Concerto para trompete com orquestra", do compositor checo do século XVIII, Johann Baptist Georg Neruda.

A iniciativa deve-se à Embaixada de Portugal em Moscovo e ao Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. em colaboração com a Orquestra de Câmara de Krasnoyarsk.