La Chaux-de-Fonds: Exposição e debate "Les Enfants du placard: na escola da clandestinidade"

Descrição

Durante a segunda metade do século XX, viveram na Suíça, em clandestinidade, milhares de crianças de trabalhadores sazonais, porque o reagrupamento familiar não lhes era consentido.

No dia 11 de março de 2023, às 14h30, o Fórum Português na Suíça e a Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro – Suíça promovem uma visita dedicada à descoberta das vivências destas crianças e a tomar conhecimento das experiências das famílias de saisonniers.

O Museu de História de La Chaux-de-Fonds, na Suíça, recebe uma exposição onde pode ouvir as vozes de algumas dessas crianças e descobrir o seu percurso, bem como as mobilizações existentes em prol dos seus direitos nessa altura. Milhares de famílias provenientes de Itália, Espanha e Portugal viveram a clandestinidade ou a separação.

Enfants du placard é uma expressão que marca a história suíça e reflete o outro lado da moeda de uma história de sucesso, a da imigração do período do pós-guerra. Um passado próximo e difícil, que ressurge através das exigências de reconhecimento dessas crianças, hoje adultas. 

A visita será comentada por alunos do Ensino Português no Estrangeiro e, depois de um Porto de Honra, terá lugar uma conversa em torno das impressões causadas pela exposição e sobre a migração portuguesa para a Suíça.

A entrada no museu é livre.