Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, em Havana

Descrição

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, as Embaixadas da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) acreditadas em Cuba apresentam uma sequência de eventos diversos, no dia 5 de maio de 2023, no Hotel Nacional, em Havana.

Os eventos contemplam vários registos culturais dos países lusófonos, desde a dança à poesia, passando por uma sessão de capoeira, a projeção de elementos audiovisuais, a par de uma conferência sobre a importância da língua portuguesa a nível internacional.

Esta última atividade conta com especial apoio do Leitorado de Língua e Cultura Portuguesas e da Cátedra Eça de Queiroz, sediados na Faculdade de Lenguas Extranjeras da Universidade de La Habana.

A referida conferência abordará os seguintes temas: i) especificidade da língua portuguesa nos vários contextos lusófonos; ii) mais-valia da língua portuguesa e parcerias dos países lusófonos com outros territórios e organizações internacionais; iii) impacto da língua portuguesa na cooperação entre Cuba e países lusófonos (na sua vertente como língua de trabalho, língua de produção científica, língua de partilha cultural).

A celebração terminará com um concerto de música lusófona interpretada por artistas cubanos.