1.ª Conferência sobre Fragilidade dos Estados

Publicado em quinta-feira, 07 novembro 2019 09:27

A 1.ª Conferência sobre Fragilidade dos Estados, dedicada ao tema “Recursos Naturais, Resiliência e Desenvolvimento”, teve lugar no dia 25 de junho de 2019, no auditório da EDP em Lisboa.

Tendo como principal objetivo fornecer novas perspetivas sobre a governação e gestão de recursos naturais, a conferência contou com cerca de 240 participantes que ajudaram a debater os desafios existentes da fragilidade dos Estados, particularmente na construção de conceitos como a paz, a resiliência, e o desenvolvimento.

“Não existe desenvolvimento sem paz/segurança, nem segurança/paz efetiva sem desenvolvimento”, foi esta frase que ganhou uma forte relevância no decorrer desta conferência, tendo sido abordada por vários oradores, nomeadamente no Keynote Speech de Paul Collier.

Esta conferência veio relevar a importância de os países liderarem os seus processos de desenvolvimento, fazendo previamente uma reflexão interna sobre as suas prioridades e estratégias tendo como objetivo acordar posições estruturadas perante a comunidade internacional.

Esta foi a primeira de uma série de conferências bienais organizadas pelo g7+ e o Clube de Lisboa, tendo como parceiros o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P., a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), o Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e a Câmara Municipal de Lisboa.

A publicação que resume as intervenções e debates desta primeira conferência está disponível em: https://www.clubelisboa.pt/fileadmin/Publicacoes/Confstatefragility_publicacaofinal_WEB.pdf