República Checa: Centro de Língua Portuguesa em Praga festeja 10º aniversário

Publicado em terça-feira, 02 dezembro 2014 12:48

O Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. em Praga celebrou o seu 10º aniversário com uma cerimónia que reuniu os Embaixadores de Portugal e do Brasil na República Checa, a responsável do Departamento de Estudos Luso-brasileiros da Universidade Carolina em Praga, professora Sarka Grauová, e ainda lusitanistas, alunos e utentes em geral.

No evento, realizado a 27 de novembro de 2014, os Embaixadores de Portugal e do Brasil sublinharam nos seus discursos o serviço deste Centro no apoio à divulgação e promoção da língua portuguesa na República Checa.  A celebração contou com a atuação do Coral da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo que interpretou, entre outras, peças de Fernando Lopes Graça e poemas musicados de Florbela Espanca.

O Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Praga atua em três eixos: ação cultural externa, em articulação com a Embaixada de Portugal, representação do Camões, I.P. em organismos internacionais com responsabilidades culturais - caso do grupo EUNIC em Praga (European Union National Institutes for Culture) - e promoção da língua portuguesa, materializada na oferta de aulas e seminários para o público em geral, bem como na dinamização de um centro de recursos composto por biblioteca, audioteca e videoteca.

Nesta última área de intervenção, o CLP/Camões, I.P. em Praga presta ainda apoio pedagógico e didático a 8 escolas e universidades checas onde a língua portuguesa está presente, e participa ou co-organiza eventos especializados, de que se destacam a Feira Internacional do Livro de Praga, o Prémio Ibero-americano de trabalhos académicos ou o Prémio de tradução literária "Hieronymitae Pragenses", dirigido a jovens tradutores de obras em língua portuguesa.

Desde 2012, este CLP tutela também a atividade educativa  da Escolinha Camões/ Escolinha portuguesa de Praga, que oferece atividades pedagógicas e didáticas em língua portuguesa a crianças entre os 2 e os 7 anos de idade.