São Tomé e Príncipe: Uma exposição “100 Barreiras” homenageia mulheres santomenses

Publicado em quarta-feira, 25 novembro 2015 18:04

O Centro Cultural Português em São Tomé/Camões, I.P. acolhe, no dia 25 de novembro de 2015, pelas 16h00, a inauguração da exposição de fotografia “100 Barreiras”, organizada pela associação portuguesa ADM Estrela no âmbito do projeto “Mais Voz, Violência Zero!”.

A data de inauguração ocorre no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, marcando o início da campanha mundial de 16 dias de ativismo contra a violência baseada no género, onde se insere esta exposição fotográfica, e que terminará a 10 de dezembro de 2015, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A exposição apresenta os retratos e biografias de 16 mulheres santomenses, representativas de diversas áreas e profissões da sociedade. São testemunhos e percursos de vida que pretendem inspirar outras mulheres e, ao mesmo tempo, mostrar que, independentemente dos desafios, com motivação e força de vontade, cumprem-se sonhos e derrubam-se barreiras.

Esta homenagem à mulher santomense é organizada em parceria com a Associação Santomense de Mulheres Juristas, a Associação Santomense para a Promoção Familiar, a Fundação da Criança e da Juventude, o Centro de Aconselhamento Contra a Violência Doméstica e o Instituto Nacional para Promoção da Igualdade e Equidade de Género.

O projeto Mais Voz, Violência Zero! tem como objetivo específico incrementar a capacidade das instituições de apoio a vítimas de violência doméstica, através de ferramentas que aumentem a qualidade da sua intervenção em São Tomé e Príncipe, com vista a contribuir para a redução da violência com base no género, especificamente a violência doméstica, no quadro da luta contra a pobreza, em São Tomé e Príncipe.