Decorreu, no dia 23 de julho de 2026, na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, e com participação online, o 11.º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE), sob o tema “A Oralidade nas práticas do Ensino Português no Estrangeiro”.
Em torno desta temática, investigadores e formadores na área apresentaram abordagens didáticas para desenvolver a compreensão e a expressão oral, bem como os desafios associados à aquisição destas competências linguísticas, da compreensão de textos autênticos ao ensino da pronúncia, passando pela criação de materiais didáticos específicos, tendo em vista tornar a aprendizagem do Português no contexto do EPE mais efetiva.
O 11.º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro, que reuniu a Rede EPE, pretendeu trazer à reflexão e partilha estas questões.
A sessão de abertura contou com a presença da Presidente do Conselho Diretivo do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.), Florbela Paraíba, que interveio depois das palavras de boas-vindas proferidas pelo Diretor da Escola Secundária de Camões, Ricardo Frias. O encerramento esteve a cargo do Vogal do Conselho Diretivo do Camões, I.P., Joaquim Coelho Ramos.
Na primeira parte do encontro, participaram Adelina Castelo, da Universidade Aberta, com uma conferência intitulada “Da compreensão oral à expressão oral: princípios e percursos”; Susana Correia, da NOVA-FCSH, que apresentou o estudo “O ensino da pronúncia: discussão sobre os resultados de um inquérito a alunos e professores”; e João Paulo Pereira, do Camões, I.P, com a comunicação “O vídeo no ensino de Português Língua Estrangeira: abordagens e ferramentas”.
Na segunda parte do Encontro, realizaram-se três workshops que deram continuidade às apresentações realizadas na parte inicial: Workshop 1: “Promoção da oralidade: estratégias e materiais”; Workshop 2: “Avaliar a oralidade em língua não materna - enquadramento, propostas de orientações e critérios”; Workshop 3: “A construção de materiais audiovisuais: da teoria à prática”.
Foram ainda partilhados, na forma de posters, projetos e reflexões desenvolvidos por docentes e Leitores da rede de ensino do Camões, I.P., que constituem boas práticas na área da Oralidade.
A Rede EPE integra 325 docentes que apoiam o ensino e a aprendizagem da língua e da cultura portuguesas a jovens que frequentam o ensino básico e secundário, bem como 57 leitores que exercem funções em universidades. Em termos globais, a intervenção do Camões, I.P. estende-se a cerca de 76 países através desta sua rede direta de docência, a que acrescem mais de 300 protocolos assinados com associações e instituições de ensino básico, secundário e superior estrangeiras, pelos quais se concretiza o apoio à criação de escolas associadas do Camões, I.P., à contratação de docentes por parte de universidades estrangeiras e à criação de Centros de Língua Portuguesa e de Cátedras Camões.
Assista à sessão, no canal Youtube do Camões, I.P., aqui.
Fotos: © Camões, I.P.