12.ª Reunião Anual da Assembleia Geral da Practitioners’ Network for European Development

Publicado em quarta-feira, 22 maio 2019 15:54

O Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, participou na 12.ª Reunião Anual da Assembleia-Geral da Practitioners’ Network (PN) que teve lugar em Paris, nos dias 20 e 21 de maio de 2019.

Os CEO das agências membros desta rede discutiram temas como “Implementação Conjunta” ou “Inclusividade”, i.e. como trabalhar melhor em conjunto, em prol do desenvolvimento sustentável. Foram ainda discutidos os resultados alcançados pela rede e definidas as prioridades estratégicas para 2019/2020.

Finalmente, procedeu-se à eleição da nova Presidência da PN, desta feita atribuída à AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento) e dos membros do Comité de Pilotagem compostos por várias agências (Expertise France, ENABEL, British Council, SIDA e GIZ).

De salientar a adesão da DANIDA, DFID e CPMA à PN e à apresentação de um novo portal de informação estatística da União Europeia (EU Aid Explorer).

A PN foi criada em fevereiro de 2007 como uma plataforma para a partilha de informação e experiência entre as agências de cooperação para o desenvolvimento dos estados-membros da UE, e entre estes e a própria UE, procurando dessa forma reforçar a cooperação e a complementaridade entre estes diferentes atores com uma missão de serviço público. O Camões, I.P., enquanto agência de cooperação para o desenvolvimento de Portugal, é membro da PN desde dezembro de 2016.

30453 2