Brasil: 12ª Edição da Semana da Europa

Publicado em quinta-feira, 05 maio 2016 19:01

A 12ª edição da Semana da Europa decorre de 19 abril a 1 julho de 2016, com uma ampla programação cultural em várias cidades do Brasil. O evento, que é promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil e pela EUNIC Brasil, conta com o apoio do Camões, I.P. e com a Embaixada de Portugal no Brasil.

A Semana da Europa, este ano com tema “Convivências” - e assinalando o Dia da Europa, dia 9 de maio - passará por onze capitais brasileiras: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Rio de janeiro, São Paulo e Vitória. O público poderá participar em diversas atividades: mostras de cinema, concertos, eventos académicos, atividades desportivas e o Bazar Europeu, fortalecendo assim a identidade dos países membros da União Europeia.

O tradicional Concerto Europeu será no dia 10 de maio de 2016, às 20h00, no Teatro Pedro Calmon, em Brasília, e conta com a participação do maestro Cesário Costa (Portugal), o violoncelista Romain Garioud (França) e o violinista Horia Vacarescu (Roménia).

No dia 11 de maio de 2016, às 10h00 e às 19h30, irão realizar-se dois encontros literários com o escritor Nuno Camarneiro, na Cátedra Agostinho da Silva/Camões I.P., da Universidade de Brasília, e no auditório do Camões, I.P. na Embaixada de Portugal, onde será apresentado o seu livro mais recente, “Se Eu Fosse Chão”.

No dia 29 de junho, às 18h30, será exibido o filme “Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus”, dos realizadores Francisco Manso e João Correa, no Teatro da Instalação, em Manaus.

A Semana da Europa no Brasil, já na sua 12º edição, tem vindo a consolidar-se como um exemplo de parceria entre países e instituições em prol de uma cultura de cooperação plural e multifacetada.

Mais informações e programação completa em: http://www.semanadaeuropa.org/