Presidente da República considera a CPLP “Um Projeto de Sucesso”

Publicado em segunda-feira, 18 julho 2016 14:54

O Presidente da República considera a Comunidade de Países de Língua Portuguesa um projeto com sucesso. Durante a sessão solene comemorativa do 20º aniversário da CPLP, que se realizou no dia 18 de julho de 2016, na Sede da organização, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que os três objetivos fundadores se mantiveram, da concertação político-diplomática à cooperação, passando pela promoção da língua portuguesa.

A permanência destes objetivos, a par com outros que o Presidente também enumerou – dimensão económica-empresarial, energia, oceanos e plataforma marítima, ambiente e segurança alimentar –, é prova da validade da iniciativa formalmente iniciada há 20 anos.

O Chefe do Estado enfatizou que “a CPLP é um projeto bem-sucedido, mas é um projeto de futuro. Como exemplo referiu que a organização “tem merecido o interesse crescente de países terceiros de todo o mundo”, referindo-se aos que já pediram acesso ao estatuto de observador associado.

O futuro da CPLP foi o eixo principal da intervenção do diplomata moçambicano Murade Muragy, secretário-executivo da organização, para a qual defendeu uma nova visão estratégica, a mesma que já foi trabalhada em reuniões ministeriais e que será, finalmente, aprovada em novembro na cimeira de chefes de Estado e de Governo, no Brasil.

Um trabalho para uma agenda comum, sintetizou Muragy, “crucial à identificação de áreas prioritárias de intervenção, a adequação dos recursos humanos, técnicos e financeiros para a CPLP ser mais útil, mais eficiente e mais eficaz”.

Sustentou ainda que “a CPLP não poderá ficar alheia às tendências estratégicas mundiais, regionais e sub-regionais que caminham para aceleradas integrações políticas e económicas”.

Com Lusa e Público