Angola: Camões, I.P. em Luanda- “Celebrar 20 Anos de Cultura”

Publicado em terça-feira, 16 fevereiro 2016 13:59

Realizou-se no dia 18 de fevereiro de 2016, às 18h30, no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda, uma homenagem a todos os que contribuíram para dar corpo e fazer a história do Camões - 20 anos a partilhar Cultura em Angola.

A festa comemorativa dos 20 anos do CCP/Luanda proporcionou um animado encontro entre os nomes mais importantes da cultura angolana como Pepetela, António Ole, José Mena Abrantes, José Luís Mendonça, Carmo Neto, Secretário-Geral da UEA, Ângela Mingas, Lopito Feijó, Paulo Kussy, Arnaldo Santos, Ana Clara Guerra Marques entre muitos outros.

Das artes plásticas à literatura, ao teatro, à música, dança contemporânea, arquitetura, ao longo dos últimos vinte anos, passaram pelo Centro Cultural Português centenas de criadores, agentes culturais e jornalistas, na sua grande maioria angolanos, mas também de outras paragens, que deram substância e ajudaram a conferir credibilidade ao espaço e à instituição.

Em entrevista ao Jornal de Angola, a diretora do CCP/Luanda, Teresa Mateus, destacou as exposições individuais de Van, Jorge Gumbe, Sabby, Isabel Baptista e Hildebrando de Melo, coletivas das angolanas Erica Jâmece, Grácia Ferreira, Imanni Silva, Leda Baltazar e Patrícia Cardoso e outra com António Ole, Mário Tendinha, Gonga e Paulo Kussy.

Referência ainda a mais três edições de “Há Teatro no Camões”, uma edição do “Luanda Cartoon”, Recitais de Poesia, concertos e homenagens a destacadas personalidades. Lançamentos de obras literárias e o regresso da Companhia de Dança Contemporânea, dirigida pela coreógrafa Ana Clara Guerra Marques.