Conferência das ONGs que Intervêm na Guiné-Bissau

Publicado em quarta-feira, 08 novembro 2017 17:31

Passados 23 anos da última conferência das ONGs que operam na Guiné-Bissau, realizou-se entre 18 a 20 de outubro de 2017 a 3.ª Conferência das ONGs que intervêm na Guiné-Bissau sob o lema “Renovar o Compromisso com a Guiné-Bissau”.

Mais de 70 ONG guineenses e internacionais que intervêm na Guiné-Bissau reuniram-se durante três dias na 3ª Conferência das ONGs na Guiné-Bissau. Dos debates e grupos de trabalho, resultou o Manifesto das ONGs na Guiné-Bissau, no qual as ONG signatárias sintetizam o compromisso, os valores e a sua agenda para a construção do futuro da Guiné-Bissau. Um dos pontos mais significativos do documento refere-se à decisão de criar um espaço de concertação e ação das ONGs da Guiné-Bissau, que servirá para a partilha de informações e experiências entre as ONGs, para o diálogo com o Estado e com a Cooperação Internacional, e para a promoção de mais conhecimento da solidariedade entre as ONGs.

A iniciativa foi promovida pela Casa dos Direitos, no âmbito do projeto “Articulações e Concertações Não- Governamentais para o Desenvolvimento da Guiné-Bissau” da ONGD ACEP – Associação para a Cooperação Entre os Povos apoiado pelo Camões, I.P., e contou com o apoio do PNUD e da Swissaid.