Moçambique: No 30º aniversário Universidade Pedagógica homenageia Camões, I.P.

Publicado em terça-feira, 29 dezembro 2015 14:14

No âmbito das celebrações dos 30 anos da Universidade Pedagógica, em Maputo, o reitor deste estabelecimento de ensino, Rogério Uthui, homenageou o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., na pessoa do leitor José António Marques, com o Diploma de Menção Especial de Agradecimento.

A Universidade Pedagógica quis assinalar com este diploma a colaboração na promoção da Língua Portuguesa em Moçambique, em especial o trabalho desenvolvido pelo leitorado do Camões, I.P. naquela universidade.

Criada em 1985, como Instituto Superior Pedagógico (ISP) e transformada em 1995 em Universidade Pedagógica, esta é uma instituição pública de ensino superior vocacionada para formação de professores e quadros da educação.

Em 2015, aos 30 anos de existência, é a maior instituição de ensino superior em Moçambique, com cerca de 52.000 estudantes, distribuídos pela sua sede em Maputo e pelas suas 10 delegações nas províncias.

Ela tem 7 Faculdades e 2 Escolas Superiores que oferecem um vasto leque de cursos nas áreas das ciências da educação, psicologia, ciências naturais e matemáticas, ciências da linguagem, comunicação e artes, ciências sociais e filosóficas, ciências económicas, jurídicas e de gestão, ciências da saúde, ciências da terra e ambiente, desporto e tecnologias.

O Leitorado do Camões, I.P. na Universidade Pedagógica, decorre na Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes.