31.ª missão de Otorrinolaringologia em São Tomé e Príncipe no âmbito do “Saúde para Todos – rumo à sustentabilidade”

Publicado em terça-feira, 25 maio 2021 12:44

O projeto “Saúde para todos – Rumo à sustentabilidade 2017 – 2021” é financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Direção Geral da Saúde de Portugal, sendo implementado pela AMVF – Associação Marquês de Valle Flôr e pelo IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr em estreita parceira com o Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe.

Neste último ano de implementação do Projeto há uma forte aposta no reforço integrado do Sistema Nacional de Saúde (SNS) de São Tomé e Príncipe, através de missões médicas e da telemedicina.

Entre 17 a 24 de abril de 2021, decorreu, no Hospital Dr. Ayres de Menezes, na cidade de São Tomé, a 31.ª missão de Otorrinolaringologia. Integraram a missão uma equipa de profissionais de saúde portugueses, composta pela Doutora Cristina Caroça, pelo Enfermeiro João Morgado e pela Terapeuta da Fala, Ana Cláudia Lopes. Esta missão teve como foco principal consultas de otorrino, consultas de terapia da fala, cirurgias e formação especializada.

A componente formativa foi um dos objetivos cumpridos pela equipa da missão de Otorrinolaringologia, tendo-se realizado diversas formações destinadas a médicos e enfermeiros em contexto de bloco operatório, no decorrer das intervenções cirúrgicas de otorrinolaringologia, e em contexto de consulta.

Esta missão, com duração de uma semana, traduziu-se em 56 consultas de otorrino, 45 consultas de terapia de fala, 10 intervenções cirúrgicas e numa sessão formativa sobre a pandemia de COVID-19.

Projeto Saúde para todos – Rumo à sustentabilidade 2017–2021