8 Séculos da Língua Portuguesa: Celebração do 4º centenário de “Peregrinação”

Publicado em segunda-feira, 06 outubro 2014 17:34

No quadro das comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa realizam-se dias 7, 9 e 10 de outubro de 2014 duas exposições e um colóquio internacional em homenagem a Fernão Mendes Pinto, autor de “Peregrinação”, a obra portuguesa de literatura de viagens mais traduzida no mundo, publicada em 1614.

Neste sentido, a 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação desafiou diversas instituições, como a INCM-Imprensa Nacional-Casa da Moeda, a Fundação do Oriente, a Universidade do Algarve, a Câmara Municipal de Almada e o AlmadaForma, para se juntarem à celebração do 4º centenário da “Peregrinação”.

Assim, em outubro realizam-se vários eventos neste âmbito: no dia 7, a INCM inaugura, na Casa da Moeda, a exposição “O dinheiro no tempo de Fernão Mendes Pinto”, que poderá ser visitada té 29 de dezembro próximo.

No dia 9 de outubro, a 8 Séculos de Língua-Portuguesa-Associação inaugura no Museu do Oriente a exposição de Isa Duarte Ribeiro e Pureza Oliveira, “Esplendor e Engano”, com peças de joalharia e sedas inspiradas na “Peregrinação”, para ver até 2 de novembro.

Dias 9 e 10 de outubro, a Universidade do Algarve promove o Colóquio Internacional “A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto e a perenidade da literatura de viagens”.

As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa são organizada pela Associação 8 Séculos de Língua Portuguesa , em parceria com o CNC. O referencial destas Comemorações é o Testamento de D. Afonso II, datado de 27 de Junho de 1214, que completa este ano 800 anos, e que avulta entre os primeiros documentos escritos em língua portuguesa.

As Comemorações iniciaram-se a 5 de maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, e terminam em 2015 a 10 de junho, numa homenagem a Camões e às literaturas em língua portuguesa.

As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesatêm o Alto Patrocínio do Presidente da República, o reconhecimento de interesse cultural do Secretário de Estado da Cultura, o apoio do Camões. Instituto da Cooperação e da Língua e de muitas instituições de prestígio da sociedade portuguesa.

Estas são umas Comemorações abertas a todas as pessoas e instituições que se lhe queiram juntar, realizando-se em rede, em parceria e em todas as geografias.