4.º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro

Publicado em terça-feira, 23 julho 2019 16:01

O 4.º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE), que este ano teve como tema “A avaliação no contexto do Ensino Português no Estrangeiro”, decorreu no dia 22 de julho de 2019, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, que novamente se associou a este evento, tendo reunido mais de 100 docentes da rede.

A sessão de abertura teve como oradores o Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins, o Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, o Secretário de Estado da Educação, João Costa e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O Encontro refletiu sobre o tema da avaliação no contexto do Ensino Português no Estrangeiro,  estabelecendo‐se como um momento de partilha de experiências e mútuo conhecimento, valorizando o trabalho individual dos docentes do EPE e contribuindo para a construção de redes cooperativas entre as Coordenações de Ensino dos vários países e entre os docentes dos vários níveis de ensino (básico, secundário e superior).

Russell Stannard, primeiro convidado internacional, apresentou várias tecnologias que os docentes podem usar nas atividades de ensino e como podem auxiliar na criação de conteúdos e encorajar atividades e feedback por parte dos estudantes. No painel seguinte, Susana Correia apresentou o instrumento de avaliação POR Nível e a Direção de Serviços da Língua do Camões, I.P. falou sobre o programa de certificação “Camões Júnior”.

Nos painéis da tarde, as coordenações de ensino de Espanha e Andorra e da Suíça expuseram alguns exemplos de boas práticas de avaliação no Ensino Português no Estrangeiro. Seguiu-se a apresentação do Consórcio de Reflexão para o Português Língua não Materna e Língua de Herança por Patrick Rebuschat, e do projeto “Native Scientist” por Joana Moscoso.

Houve ainda lugar, pela primeira vez,  para uma sessão “microfone aberto” de respostas a perguntas dos participantes, e para a  exposição dos projetos editoriais da LIDEL e da Porto Editora. A coordenação do ensino no Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos foi a responsável pelo último painel da tarde dedicado ao quadro de referência para os cursos complementares de língua portuguesa no Luxemburgo, elaborado em conjunto pelas autoridades portuguesas e luxemburguesas.

O encerramento do evento esteve a cargo do  Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro, que apresentou um balanço dos quatro últimos anos, destacando  os objetivos concretizados de melhoria das condições de trabalho dos docentes e perspetivando  desafios futuros.

4encontroepe