Encontro de trabalho "A Cooperação para o Desenvolvimento"

Publicado em segunda-feira, 08 janeiro 2018 07:49

Decorreu no dia 5 de janeiro de 2018, no Auditório do Camões, I.P., em Lisboa, um encontro de trabalho sob a égide “A Cooperação para o Desenvolvimento” que reuniu os Conselheiros, Adidos, Técnicos Setoriais e equipas de projeto no terreno, as equipas do Camões, I.P. na área da Cooperação, bem como os Adidos Culturais do Camões, I.P.

A sessão inaugural foi presidida pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e pelo Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos.

O encontro abordou temas prioritários da agenda do desenvolvimento dos quais se destacam os desafios do Nexo Segurança e Desenvolvimento - por Victor Ângelo Ex-Subsecretário Geral das Nações Unidas e Associate Fellow no Geneva Centre for Security Policy -, as tendências recentes no Financiamento do Desenvolvimento por parte das Instituições Financeiras Internacionais – por Rosa Caetano, Subdiretora-geral do GPEARI do Ministério das Finanças –, as prioridades de trabalho nas áreas da população e o desenvolvimento e a articulação entre as agências das Nações Unidas e a Cooperação Portuguesa, a partir do caso do FNUAP – por Mónica Ferro, Diretora.

No encontro foram ainda apresentados a nova Base de Dados da Cooperação e o Manual de Gestão de Projetos de Cooperação.

À margem do encontro decorreram reuniões de trabalho temáticas e por país, de balanço e prospetiva da atividade da Cooperação portuguesa envolvendo as equipas no terreno e na sede.

Os trabalhos foram encerrados com um Cocktail que reuniu os principais atores da Cooperação portuguesa na sede, no terreno, nos Ministérios sectoriais e na Sociedade Civil, que contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação e do Presidente e Vice-presidente do Camões, I.P.

 

19005 oei1  19005 oei2