Concurso Internacional de Leitura (CIL) 2017-2018

Publicado em quinta-feira, 21 dezembro 2017 17:30

No âmbito do Plano de Incentivo à Leitura (PIL) do Camões, I.P., este instituto promove a 5.ª Edição do Concurso Internacional de Leitura (CIL) 2017/2018, que decorrerá na rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) entre 21 de dezembro de 2017 e o dia 10 de junho de 2018, data da final do Concurso Nacional de Leitura (CNL), a realizar em Portugal. Os alunos do EPE vencedores da 2.ª fase do concurso virão à final, representando o ensino Português no Estrangeiro.

O CIL insere-se no Plano de Incentivo à Leitura deste instituto e é novamente desenvolvido em parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), com os objetivos centrais de estimular o treino da leitura e de desenvolver competências de expressão escrita e oral. Este concurso contribui, em simultâneo, para a promoção da literatura de expressão portuguesa e para o desenvolvimento de hábitos de leitura.

A participação na 5.ª Edição do Concurso Internacional de Leitura (CIL) está aberta aos alunos inscritos nos cursos de Língua e Cultura Portuguesas da rede EPE que frequentem, nos países de residência, níveis equivalentes ao 3.º Ciclo do Ensino Básico e ao Ensino Secundário e que tenham nível de proficiência linguística em língua portuguesa A2, B1, B2 ou C1, qualquer que seja a modalidade de organização dos cursos do EPE e a nacionalidade dos alunos.

São parceiros nesta iniciativa o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE/DSEEPE) e a Rádio e Televisão de Portugal (RTP).

Para efeitos de inscrição dos alunos no CIL 2017 /2018 e para mais informação, consultar o Regulamento.