Seul: 50.º aniversário do Departamento de Português da Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros

Publicado em terça-feira, 13 setembro 2016 20:40

O Departamento de Português da Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros celebra, em 2016, o seu 50.º aniversário. Associaram-se a esta comemoração os Embaixadores de quatro continentes, representantes dos quatro países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa residentes em Seul - Angola, Brasil, Portugal e Timor-Leste.

É de destacar o Protocolo de Cooperação entre o Camões − Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros, renovado em 20 de julho de 2014 no contexto da primeira visita de um Presidente da República Portuguesa à República da Coreia, bem como o subsequente estabelecimento do Centro de Língua Portuguesa/Camões I.P. onde, entre outras atividades, é ministrado um Curso Livre de Introdução à Língua e Cultura Portuguesas e se encontra estabelecido um Local para Aplicação e Promoção de Exames de Português Língua Estrangeira (CAPLE).

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, por ocasião desta celebração, declarou: “O português, com 261 milhões de falantes em todo o mundo, é uma língua global e uma realidade viva e dinâmica. Pertence a todos os seus cultores. É uma língua policêntrica e pluricontinental, que integra múltiplas variedades, todas de igual valor. Essa é a sua maior riqueza e maior força. Essa é a base mais sólida do seu imenso valor cultural, comunicacional, económico e geoestratégico.“