Angola: 7ª Edição de “Há Teatro no Camões”

Publicado em terça-feira, 06 setembro 2016 19:07

Decorrerá nos dias 13 de setembro de 2016, às 18h30, e no dia 14, às 17h00, no Auditório Pepetela,do Camões – Centro Cultural Português em Luanda, a 7ª edição de “Há Teatro no Camões”.

Citando Manuel Rui, a propósito de uma obra de teatro de José Mena Abrantes, “O teatro decorre de uma necessidade vital, apontando sinais de que a representação está em toda a vida enquanto acontecimento social de estética como encontro, comunhão de proximidade ou distância de frente a frente”.

No dia 13 será lançada a obra sobre Teatro “A Empresa na Cultura – O Teatro Amador e a Criação de Novos Públicos da Cultura”, da autoria deCarmem Zita Monereo. Este evento contará com presença da autora e apresentação da obra pela especialista em Teatro, Profª Agnela de Barros.

No dia 14, às 17h00, decorrerá uma Mesa Redonda subordinada ao tema “A Mulher e o Teatro” com participação de Cármen Zita, Monereo Anacleta, Pereira Pulquéria, Bastos Victória, Soares Zulmir e Helena Carla Rodrigues.

Às 19h00 terá lugar o momento teatral com a Companhia Teatral Cubana Hubert de Blanck que apresentará a peça “El Enano en la Botelha” (O Anão na Garrafa). O anão é uma parábola sobre o isolamento. Uma tentativa poética de sobrever num ambiente hostil. Uma desolada metáfora da condição humana, aprisionada numa circunstância concreta que a obriga a mover-se entre o absurdo e o pesadelo, sobrepondo-se a tudo e cada um dos obstáculos que configura a garrafa (seu mundo).

Esta obra existencial convida-nos a refletir sobre se a nossa vida é o reflexo da luta pelos nossos sonhos, por aquilo que nos faz vibrar, ou o resultado inequívoco do conformismo, a falta de garra, ou a tirania social em que uns poucos acabam por esmagar uma grande maioria.

Programa