Reino Unido: Hélder Macedo homenageado na Universidade de Oxford

Publicado em segunda-feira, 07 dezembro 2015 14:50

Realizou-se, no dia 28 de novembro de 2015, no Taylor Institute da Universidade de Oxford, o colóquio internacional em homenagem a Hélder Macedo “80 Anos de Helder Macedo / 80 Years of Helder Macedo”. Para além de celebrar o 80º aniversário do escritor, que até 1991 foi o professor titular da Cátedra Camões no King´s College, o evento pretendeu analisar a sua extensa obra e o seu papel no desenvolvimento e divulgação da Língua Portuguesa.

Foi ainda lançado o seu novo livro, um grande poema denominado Romance para além de uma antologia da sua poesia de amor, Resta Ainda a Face (Abysmo) organizada por outro poeta, Paulo José Miranda.

Hélder Macedo nasceu em 1935, na África do Sul, e viveu parte da sua infância em Moçambique. Em Lisboa, frequentou a Faculdade de Direito. Em 1961 partiu para Londres, onde se licenciou e doutorou em Literatura Portuguesa e História. Radicado na capital britânica, regressou a Portugal por dois períodos (depois de 1974) para o desempenho de funções de responsabilidade política. No King's College é, atualmente, Emeritus Professor of Portuguese. Além de cinco livros de poemas, entre os quais Poesia, 1957-1977 (1979) e Viagem de Inverno (1994), Hélder Macedo publicou também os romances Partes de África (1991), Pedro e Paula (1998) e Vícios e Virtudes (2000). Da sua obra ensaística, destacam-se estudos dedicados a Bernardim Ribeiro, Camões e Cesário Verde.

O percurso literário e de docência foi brevemente interrompido entre 1979 e 1980 quando aceitou ser Secretário de Estado da Cultura do governo de iniciativa presidencial, liderado por Maria de Lurdes Pintasilgo.

Sobre a série de iniciativas que se tem organizado, por ocasião dos seus 80 anos, o escritor disse à Lusa que, não sendo "um escritor de que se lembrem muito", têm sido "muito generosos" todos os que se têm empenhado nas diferentes iniciativas. Já numa entrevista à Visão reconheceu que a sua obra literária é mais conhecida e estudada no Brasil onde há cerca de 80 teses de doutoramento sobre si.

Programa