EUA: 90 anos de Saramago assinalados em Nova Iorque

Publicado em segunda-feira, 22 outubro 2012 08:32

Os 90 anos do nascimento de José Saramago, falecido em 2010 aos 87 anos, vão ser assinalados entre 25 de outubro e 1 de novembro pelo Art Institute de Nova Iorque, numa iniciativa realizada em colaboração com a Fundação José Saramago e o patrocínio de várias entidades, entre as quais o Camões IP.

A semana dedicada ao Prémio Nobel da Literatura de 1998, que nasceu a 16 de novembro de 1922, na freguesia da Azinhaga, na Golegã, compreende cinema, fotografia, música e leituras temáticas da obra do escritor português com a participação da sua mulher, Pilar del Rio, Presidente da Fundação José Saramago.

A semana para «honrar e celebrar» José Saramago arranca a 25 de outubro no Angelika Film Center com a projeção do documentário José & Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes. A 27, será o Antology Film Archives a receber um ciclo de curtas-metragens portuguesas e espanholas.

O Instituto Cervantes de Nova Iorque acolhe a sessão de leitura intitulada The Characters Meet The Author, com Pilar del Rio e Jorge Vaz de Carvalho, e o visionamento de vídeos de Blimunda, ópera lírica em três atos, estreada em 1990 no Scala de Milão, da autoria do compositor italiano Azio Corghi, extraída do romance de José Saramago, Memorial do Convento.

Women in Saramago é o tema da sessão de leitura na Poets House, a 30 de outubro, novamente com Pilar del Rio e Jorge Vaz Carvalho, bem como de atrizes convidadas. Uma exposição fotográfica de João Francisco Vilhena sobre o escritor português estará patente neste dia em que a memória de Saramago será também homenageada com um concerto de música jazz.

A 30 de outubro a semana encerra com nova sessão de leitura com o tema das mulheres em Saramago na Universidade de Rutgers, em New Jersey, e novo concerto de jazz.