Etiópia: Apresentação de versão inglesa de A História da Etiópia de Pero Pais

Publicado em segunda-feira, 04 junho 2012 19:30

A versão inglesa de A História da Etiópia de Pero Pais vai ser apresentada ao público no dia 5 de junho, pelas 18:00, nas instalações da Alliance Française de Adis Abeba, numa iniciativa das embaixadas do Brasil, Portugal e Espanha na Etiópia, do Instituto de Estudos da Etiópia da Universidade de Adis Abeba e da Alliance Française de Adis Abeba.

A História da Etiópia, em dois volumes, é uma tradução anotada da História da Etiópia escrita pelo jesuíta missionário espanhol Pedro Páez (ou Pero Pais em Português), 1564-1622, que trabalhou nas missões do padroado português, primeiro na Índia e, em seguida, na Etiópia, que se pensava ser o reino do lendário Prestes João. A sua história da Etiópia foi escrita em português nos últimos dez anos da sua vida e desse trabalho sobrevivem apenas dois manuscritos. A tradução para inglês, por Christopher J. Tribe, é baseada na edição crítica do texto português feita por Isabel Boavida, Hervé Pennec e João Manuel Ramos, que foi publicada em Lisboa em 2008, sendo também eles os editores desta versão em inglês.

A História da Etiópia de Pero Pais é uma fonte essencial para diversas áreas de estudo – desde a história das missões católicas na Etiópia e das relações entre as ordens religiosas europeias, até à história da arte e das religiões; desde a história da exploração geográfica à contextualização ideológica do reino da Etiópia; desde aspetos concretos da cultura até à administração político territorial abissínia; e desde uma análise das circunstâncias locais até às mudanças na ecologia humana no Corno de África e no Oceano Índico. Trata-se de um repositório de conhecimento empírico sobre a geografia política, religião, costumes, fauna e flora da Etiópia. Nela se combina a narrativa de viagens com uma monografia histórico etnográfica, e é ainda uma crónica das atividades dos missionários jesuítas na sua missão em território etíope. Nela também é tratada uma grande variedade de documentos, incluindo as primeiras traduções para uma língua europeia de um número de textos literários etíopes, desde crónicas reais a hagiografias.