Conto de Sofia Azevedo Meireles Pinto venceu Concurso Lusófono da Trofa 2013

Publicado em quinta-feira, 05 dezembro 2013 09:19

O conto “A Menina que queria consertar corações” de Sofia Azevedo Meireles Pinto foi o grande vencedor da edição 2013 do Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo, tendo recebido um prémio de 1500 euros.

Os vencedores das várias categorias em destaque no Concurso, foram revelados no passado dia 19 de novembro, durante as comemorações do 15º Aniversário de criação do Concelho, numa cerimónia realizada na Casa da Cultura da Trofa.

Além da presença do Executivo Municipal e de alguns elementos do júri de pré-seleção do concurso, participaram também na cerimónia os escritores Jorge Velhote e Pedro Seromenho, convidados especiais desta edição do concurso, que juntamente com Luísa Fortes da Cunha e Valter Hugo Mãe constituíram o Júri final do Concurso.

Mas a cerimónia que relembrou a madrinha do Concurso Lusófono - Prémio Matilde Rosa Araújo, que tem a parceria do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua. teve como ponto alto a divulgação dos vencedores 2013.

Assim, os contos “A Fita Cor-de-rosa”, de Odair Varela Rodrigues, de Cabo Verde e “De Mão cheia num Bolso” de Sara Maria Azevedo de Sousa, do Porto receberam ambos uma Menção Honrosa.

Já o Prémio Melhor Ilustração Original – 2013, no valor de 500 euros distinguiu o trabalho de Sandra Maria Lopes Fernandes, de Braga e o Prémio Lusofonia 2013 no valor de 400 euros foi para o conto “O papagaio Manivela e seu Grande Segredo” de Patrícia Gibin Villela Cytrynowicz, do Brasil, que veio propositadamente para esta cerimónia.

De salientar que a edição do Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo deste ano, contou com um total de 252 participantes, oriundos dos vários países de língua oficial portuguesa como Brasil, Timor, Moçambique, Cabo Verde e Angola, além de Portugal.

A encerrar a sessão, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, Renato Pinto Ribeiro, deixou os parabéns aos premiados e lembrou a história já longa deste Concurso, salientando que “o simples facto de existir um Concurso desta natureza na Trofa, que começou em 2002 como concurso nacional, e se estendeu depois já em 2010, a todos os países de língua portuguesa, que já recebeu mais de 3000 contos a concurso, que já publicou vários livros, que já lançou inúmeros escritores de sucesso, que já encantou diferentes gerações de Trofenses e de Portugueses, revela como é crucial estimar e reconhecer a massa crítica e criativa não só do nosso Concelho, mas de todos aqueles que se expressam em português”.