Alemanha: Abertura do Centro Camões em Berlim com “Sinfonia do Desconhecido” de Nuno Cera

Publicado em sexta-feira, 11 março 2016 07:50

O novo Espaço Cultural Camões em Berlim abriu as suas portas ao público no dia 11 de março de 2016 com a exposição Sinfonia do Desconhecido, do artista português Nuno Cera. A mostra de vídeo, apresentada pela primeira vez no Museu do Chiado, em Lisboa, já foi visitada na capital alemã pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

Nuno Cera, que em 2001 esteve em Berlim em residência artística na Künstlerhaus Bethanien, mostra a sua interpretação poética de três espaços arquitetónicos de habitação coletiva do pós-guerra marcados por uma origem de matriz utópica: “The Barbican” (de Geoffry Powell, Peter Chamberlin e Christof Bon, 1965-1982, Londres, Reino Unido), “Les Espaces d'Abraxas” (de Ricardo Bofill e Taller de Arquitectura, 1978-1983, Noisy-le-Grand, França) e “Quinta da Malagueira” (de Álvaro Siza Vieira, 1977-1998, Évora, Portugal).

nuno cera img3A exposição Sinfonia do Desconhecido, que estará patente até 14 de abril, tem lugar paralelamente à presença do artista na Akademie der Künste (Academia das Artes) onde no âmbito da exposição “DEMO:POLIS - The Right to Public Space” apresenta no bloco “Transformações” o seu trabalho Futureland.

O plano de atividades na área da cultura a desenvolver pela Embaixada de Portugal em Berlim está alicerçado em quatro eixos estratégicos essenciais: Cinema, Literatura, Artes Plásticas e Artes Performativas e assenta numa articulação permanente e em parcerias com vários organismos do Ministério da Cultura, entidades públicas e privadas e instituições alemãs.

O Acordo Cultural entre Portugal e a República Federal da Alemanha foi assinado, em Lisboa, há 50 anos, e é também neste contexto que se pretende sublinhar a relevância de intensificar o trabalho bilateral nesta área e destacar a cultura como área de trabalho a privilegiar com a Alemanha.