Comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril

Publicado em quarta-feira, 16 abril 2014 11:54

Abril em Artes - 40 Anos da Revolução

Por ocasião das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. apoia as iniciativas culturais da sua rede no estrangeiro, com expressão em diversos países.

As comemorações dos 40 anos do 25 de Abril na rede diplomática e consular, e de ensino e cultura portuguesa do Camões, I.P. no mundo, apresentam os mais diversos formatos, desde sessões públicas a colóquios, passando por conferências, espetáculos, cinema, concursos e exposições.

 

ALEMANHA | Aachen
 
ALEMANHA | Colónia
 
ALEMANHA | Saarbrücken
 
ARGENTINA | Buenos Aires
     
Comemorações dos 40 anos do 25 de abril   40 anos da Revolução dos Cravos   A revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974   Palestra, cinema e música
A História, a Música e a
Poesia da Revolução de abril, é o título da conferência de Paulo Gouveia.
No dia 25 de abril, na Universidade Técnica de Aachen
 
Palestra do Doutor Alexandre Martins tem como título: José Afonso. O poeta por detrás das canções.
Segue-se a exibição do filme Capitães de Abril de Maria de Medeiros.
No dia 25 de abril, na Universidade de Colónia
   
Apresentação dos filmes A Costa dos Murmúrios, Capitães de Abril e Um Adeus Português.
No dia 24 de abril a 3 de maio de 2014, na Universidade de Saarland, em Saarbrücken.
Mais informações aqui.
 
 Formação integrada nos 40 anos do 25 de abril, visa divulgar e alargar os conhecimentos sobre a história portuguesa contemporânea.
Compreenderá uma palestra sobre aspetos da história portuguesa e da cronologia do 25 de abril de 1974, elaborada a partir da obra A Fita do Tempo da Revolução, e audição de músicas de José Afonso.
No dia 23 de abril de 2014 no CLP de Buenos Aires.

 

BULGÁRIA | Sófia
 
CHILE | Santiago do Chile
 
CHINA | Xangai
 
CROÁCIA | Zadar e Zagreb
     
40 Anos do 25 de abril   Uma Década de Cinema Português   Salazarismo e Revolução   25 de abril sempre
Colóquio bilingue com a participação do Professor Manuel Loff, seguido de um debate cuja moderação estará a cargo do Diretor do Centro Cultural da Universidade de Sófia, Prof. Dr. Alexander Kiossev.
No dia 23 de abril na sala de Conferências da Universidade.
Uma exposição de fotografias da Associação 25 de Abril ficará patente ao público de 23 de abril a 2 de maio 2014, no átrio principal da Universidade de Sófia.
 
Título da mostra de Cinema Português que abrirá com a transmissão do filme Capitães de Abril, de Maria de Medeiros.
De 23 de abril a 4 de maio de 2014, na sala de cinema da Universidade Católica.
Mais informações aqui.
 
Promovido pelo Departamento de Português da Universidade de Estudos Internacionais de Xangai e pelo Leitorado de LCP do Camões IP, o ciclo de cinema visa apresentar uma contextualização do regime salazarista e da revolução democrática.
Terminará com a mostra do documentário Outro País, realizado por Sérgio Tréfaut.
De 21 a 28 de abril de 2014, no CLPde Xangai.
Mais informações aqui.
 
Entre as iniciativas programadas destaca-se um ciclo de palestras em português e/ou croata, a exibição de documentários e filmes, com a presença do Professor Dr. Pires Laranjeira da Universidade de Coimbra, que se debruçará sobre a temática.
De 22 de abril a 8 de maio de 2014 na Universidade de Zadar e na Universidade de Zagreb.

 

ESLOVÁQUIA | Bratislava
 
ESPANHA | Barcelona
 
ESPANHA | Cáceres
 
 EUA | Boston
     
25 de abril – (r)Evolução em Portugal   Exposição sobre os 40 anos do 25 de abril   25 de abril faz 40 anos   Apresentação Literária
Os 40 anos da revolução serão assinalados por iniciativas alusivas ao tema, contando com a participação de Alcides Murtinheira, leitor do Camões IP, que fará uma resenha histórica da vida política, social e cultural antes e depois do 25 de abril. Seguidamente, escutar-se-á música portuguesa tocada pelo trio FanoSuite, que integra a violinista portuguesa Bárbara Barros
No dia 29 de abril de 2014, na Sala de Conferências da Faculdade de Filosofia da Universidade de Comenius, em Bratislava.
Mais informações aqui.
 
Uma exposição bibliográfica será apresentada no âmbito da programação cultural da Câmara Municipal de Barcelona, com a participação de romancistas catalães e de um romancista português.
Entre os dias 24 a 30 de abril de 2014, na Faculdade de Tradução e Interpretação da Universitat Autònoma de Barcelona.
 
A décima Maratona de Leitura em Língua Portuguesa, no âmbito da Feira do Livro da cidade de Cáceres, é este ano dedicada aos 40 anos do 25 de abril.
No dia 29 de abril de 2014.
Dedicada à Revolução dos Cravos, a exposição Abrir Abril: o chegar da liberdade, tem como principal objetivo dar a conhecer à comunidade académica o acervo do Centro de Língua Portuguesa sobre a temática.
Ficará patente ao público entre os dias 22 de abril e 6 de maio de 2014, na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Extremadura.
Mais informações aqui.
 
A Universidade de Massachusetts, em Boston, recebe a III Conferência de Literatura em Língua Portuguesa, com destaque para a apresentação do livro Ary dos Santos: A Voz da Resistência à Ditadura Salazarista, de Cecília Figueiredo, que será apresentado por Irene de Amaral.
No dia 25 de abril de 2014.
Mais informações aqui.

  

EUA | São Francisco
 
FRANÇA | Feyzin
 
FRANÇA | Lyon
 
FRANÇA | Pau
     
40 Anos de abril   25 de abril de 1974: memória de tempos recentes e projeto   História do Fado   La Révolution du 25 avril et ses répercussions internationales
 
Conjunto de iniciativas que assinalam os 40 anos da Revolução dos Cravos compreende a inauguração da exposição April 25, 1974 – Portugal’s Flower Revolution, um colóquio com a presença de vários oradores nacionais, o lançamento do livro The Doors that April Opened e um festival de cinema.
A partir do dia 24 de abril de 2014, em São Francisco
   
É o título da exposição que será inaugurada na Médiathèque de Feyzin, seguida da conferência A emigração na altura do 25 de abril, por Jacinto Godinho.
A mostra estará aberta ao público de 22 a 29 de abril de 2014.
Mais informações aqui.
   
Apresentação da exposição sobre o fado património da humanidade, seguida de uma conferência sobre a Língua Portuguesa no mundo, pela Presidente do Camões, IP.
No dia 28 de abril de 2014, no Salão Nobre da Mairie du 6ème, em Lyon.
Mais informações aqui.
 
Conferência realizada por Victor Pereira, Assistente de História Contemporânea na Universidade de Pau et des Pays de l'Adour
No dia 15 de abril de 2014.
Mais informações aqui.

 

FRANÇA | Paris
 
FRANÇA | Paris
 
FRANÇA | Paris
 
FRANÇA | Pessac
     
25 de Abril 1974-2014: 40 anos de memória e de história   José Afonso   Potencial Económico da Língua Portuguesa   Celebração do 40º aniversário da revolução portuguesa
Concurso promovido pela Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro.
Entrega de trabalhos até 25 de abril 2014.
 
Inauguração de uma exposição sobre o cantor e compositor português José Afonso.
A exposição ficará patente ao público de 12 a 26 de abril de 2014, na Sala de Exposições Jean Eustache.
Mais informações aqui.
 
Inauguração da exposição acompanhada por uma mostra de trabalhos de alunos de Português em França sobre o 40.º aniversário do 25 de abril, com entrega de prémios.
Posteriormente, a Prof.ª Doutora Ana Paula Laborinho apresentará a conferência Português, uma língua do mundo: do passado ao futuro, seguida de debate.
No dia 25 de abril de 2014, na Casa de Portugal - André de Gouveia – Cité Universitaire.
No mesmo dia, no Théâtre Jacques Prévert – Aulnay-sous-Bois, realiza-se um espetáculo de fado com os artistas Irina Costa, Helena Sarmento e Ricardo Vieira.
Mais informações aqui.
 
Exibição dos filmes Les grandes Ondes, de Lionel Baier e Les murs ont la parole, de Raymond Arnaud, e atuação de músicas de José Afonso pelo coro O Sol de Portugal.
No dia 25 de abril de 2014.
Mais informações aqui.

 

HUNGRIA | Pécs
 
ÍNDIA | Goa
 
POLÓNIA | Varsóvia
 
REPÚBLICA CHECA | Praga
     
Concurso Literário   Programa de Comemoração dos 40 anos do 25 de abril   Atividades comemorativas dos 40 anos do 25 de abril   Conferências e exposição
O Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras da Universidade de Pécs, em parceria com o Centro de Língua Portuguesa, Camões, IP em Budapeste irá realizar um concurso de tradução literária.
No dia 25 de abril de 2014, na Universidade de Pécs.
Mais informações aqui
Mais informações aqui
 
Inauguração da exposição de cartazes Abril Abril: o chegar da liberdade, seguindo-se a projeção do documentário Outro País,de Sérgio Tréfaut e uma sessão de leitura de poemas e textos alusivos à Revolução, acompanhada pela interpretação de temas musicais.
Numa iniciativa da Fundação Oriente terá lugar no Instituto Menezes de Bragança um concerto assegurado pela jovem fadista portuguesa Cláudia Duarte.
No dia 25 de abril de 2014,em Goa.
Serão ainda exibidos nos dias 26 e 27 de abril de 2014 os filmes Cinco Dias, Cinco Noites, de José Fonseca e Costa e Fantasia Lusitana, de João Canijo.
 
Colóquio internacional (Re)pensar Abril visa compreender as mudanças ocorridas na sociedade, na cultura e na história portuguesa após a revolução.
No dia 25 de abril de 2014, na Universidade de Varsóvia.
No mesmo dia, inaugura a exposição (Des)Continuidades – da Queda da Monarquia à Revolução dos Cravos, com fotografias de arquivo que documentam a sociedade portuguesa durante o séc. XX, com especial atenção para o período do 25 de abril.
Ficará patente até agosto de 2014 na Casa dos Encontros com a História.
Serão também exibidos diversos filmes portugueses produzidos durante o século XX.
Mais informações aqui.
 
Conferência 40 anos de revoluções com a participação de SE o Embaixador de Portugal, o historiador e lusitanista Prof. Doutor Jan Klíma, a linguista e investigadora Prof. Doutora Jaroslava Jíndrová e o economista e empresário Dr. Pedro Rocha Gonçalves.
No dia 10 de abril de 2014, no CLP de Praga.
Segue-se a conferência Portugal durante a revolução dos cravos, com o Mestre Petr Morávek.
No dia 17 de maio de 2014, no CLP de Praga.
Por último, realiza-se a conferência A canção de intervenção: o caso português, com o Dr. Guilherme Figueiredo.
No dia 30 de maio de 2014, no CLP de Praga.
A exposição de fotografia Portugal dos cravos, de Petr Morávek, ficará patente ao público de 1 de abril a 30 de maio de 2014, no CLP de Praga.

 

ROMÉNIA | Cluj-Napoca
 
SÉRVIA | Belgardo
 
SUÉCIA | Estocolmo
 
SUÉCIA | Estocolmo
     
Cinema   Belgrado, Vila Morena   Revolução dos Cravos - Que aconteceu em seguida?   Conferência 40 anos do 25 de abril de 1974
Projeção da longa-metragem de ficção Águas Mil, de Ivo M. Ferreira que retrata a geração que fez a Revolução dos Cravos.
No dia 25 de abril de 2014, na Casa da Cultura em Cluj-Napoca.
Mais informações aqui.
 
Desde sempre associada à Revolução dos Cravos, a universal canção de José Afonso, Grândola, Vila Morena, serve como comemoração ao quadragésimo aniversário do 25 de abril.
Desta vez cantada pelo coro Proba, numa das estações de rádio de Belgrado.
Será à meia noite e vinte minutos, do dia 25 de abril de 2014, exatamente 40 anos depois de o mesmo ter acontecido no programa Limite, da Rádio Renascença.
Mais informações aqui.
 
Conferência moderada pelos jornalistas Ewa Hedlund e Per Gustafsson, um conhecedor de Portugal desde a década de 70 do século XX, debruçar-se-á sobre os 40 anos de Portugal como uma democracia.
No dia 10 de abril de 2014, na Delegação da Comissão Europeia – Edifício Europa.
Mais informações aqui.
 
A Embaixada de Portugal em parceria com a Casa da Europa em Estocolmo organiza uma conferência com a participação do professor, historiador e político Fernando Rosas.  
No dia 16 de maio de 2014, na Casa da Europa.
Mais informações aqui.

 

SUÍÇA | Berna
 
SUÍÇA | Zurique
 
TURQUIA | Ancara
 
URUGUAI Montevideu
     
Contextos e promessas de uma revolução    Jornada-Colóquio de Comemoração do Quadragésimo Aniversário do 25 de abril    Capitães de Abril   Ciclo 40 anos da Revolução
Debate bilingue em francês e português, com a participação de Mário Tomé membro do ex-Movimento das Forças Armadas.
No dia 25 de abril de 2014.
Mais informações aqui.
 
Segunda-feira, 5 de maio de 2014, 10h00 - 18h00
Cátedra Carlos de Oliveira
Universidade de Zurique
 
A exibição do filme de Maria de Medeiros insere-se no programa Sine Bellek que decorre no âmbito do Festival Internacional de Cinema de Ancara. Segue-se uma conversa com os convidados Dr. Ricardo Esperanço e o Professor Dr. Nejat Ulusay sobre a Revolução dos Cravos e a sua representação cinematográfica.
Nos dias 22 e 24 de abril de 2014 no Cinema Buyulu Fener de Ancara.
Mais informações aqui.
 
A Costa dos Murmúrios, de Margarida Cardoso, Bom Povo Português, de Rui Simões, Cinco Dias, Cinco Noites, de José Fonseca e Costa, O Bobo, de José Álvaro Morais, Outro País, de Sérgio Tréfaut, A Noite do Golpe de Estado, de Ginette Lavigne, e As Grandes Ondas, de Lionel Baier são alguns dos filmes que vão fazer parte do ciclo de cinema dedicado à celebração dos 40 anos do 25 de abril. Esta seleção pretende dar destaque ao século XX da História portuguesa.
Entre os dias 24 de abril a 3 de maio de 2014, na Sala Cinemateca.
Após a exibição de Bom Povo Português, o cantautor uruguaio Andrés Stagnaro apresentará um breve recital com composições de José Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Ary dos Santos.