República Checa: Abriu Escolinha Portuguesa de Praga

Publicado em sexta-feira, 11 janeiro 2013 11:44

A Escolinha Portuguesa de Praga abriu quinta-feira, 10 de janeiro, as suas portas após um período experimental (outubro-dezembro de 2012) em que se testaram os recursos e alguns conteúdos pedagógicos.

Este projeto de ensino pretende dar resposta à procura, por parte de casais portugueses migrantes, lusofalantes e famílias em que um dos elementos do agregado seja originário de um dos países da CPLP, de um espaço onde os seus filhos possam manter um contacto estreito com a língua portuguesa e as culturas que lhe estão associadas.

A Escolinha Portuguesa de Praga oferece semanalmente uma série de atividades pedagogicamente adaptadas à primeira e segunda infâncias, com especial atenção a áreas como o desenvolvimento psicomotor e sociolinguístico, bem como a expressão plástica e a integração comunitária.

O projeto, desenvolvido em articulação com a Embaixada de Portugal e em cooperação com a escola agustiniana de Praga, que cede as instalações e os equipamentos para as atividades programadas, encontra-se sob orientação pedagógica e científica do Centro de Língua Portuguesa/ Camões, I.P. na República Checa.

A Escolinha Portuguesa de Praga conta com a colaboração de monitores especializados no ensino-aprendizagem da língua portuguesa para crianças e na expressão corporal e educação física adaptadas a estas faixas etárias.

Complementarmente, a Escolinha Portuguesa de Praga prevê ainda sessões pontuais de expressão dramática, oficinas de fantoches, visitas formativas e outras atividades educativas aplicadas.