Espanha: Audiovisuais e ensino do português em ação de formação na Galiza

Publicado em quarta-feira, 07 novembro 2012 08:30

O papel dos meios audiovisuais no ensino do português é um dos temas do IV Encontro de Didática do Português, promovido pela coordenação do Ensino Português no Estrangeiro/Espanha, a 10 e 11 de novembro na Casa de Arines, em Vigo (Galiza), e a 12 de janeiro de 2013 na Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela.

Intitulado, Os meios audiovisuais e a legendagem no ensino do Português, o encontro «pretende responder a necessidades reais do ensino da língua portuguesa na Galiza e no resto do território espanhol», «num contexto em que os meios audiovisuais tomam conta das relações do sujeito com o mundo que o rodeia»

«Qual a importância da cultura e da tradução no ensino das línguas? Qual o papel dos meios audiovisuais no ensino do português? Há benefícios no uso de legendas em português? E em espanhol?» – são algumas das questões a que a ação de formação procura responder.

Segundo os seus promotores, «este ciclo formativo privilegiará o ensino do português em contexto galego», procurando conhecer-se a prática docente no território da Galiza, «embora sejam abordados temas e questões transversais e comuns ao ensino do português em toda a Espanha».

Na Casa de Arines, Praça Tenente Almeida, onde está sedeado o polo de Vigo do Centro Cultural Português, vão estar na abertura do encontro Xoán Montero, Presidente da associação Docentes de Português na Galiza (DPG), João Ribeirete, representante do Camões IP na Galiza, e Filipa Soares, responsável da Coordenação de Ensino de Português/Embaixada de Portugal em Espanha.

Serão ainda oradores no encontro Felipe Domínguez Presa, professor na Universidade de Vigo, Josélia Neves, professora do Instituto Politécnico de Leiria, Carlos Castilho Pais, professor do Departamento de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade Aberta, José Luis Rodríguez, professor da Universidade de Santiago de Compostela, e Fátima Silva, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Na segunda parte do encontro, em janeiro, com o objetivo de aplicar na prática «novas estratégias pedagógicas no uso dos recursos audiovisuais», realizar-se-á uma oficina de trabalho sobre legendagem e a troca de experiências pedagógicas no contexto de ensino-aprendizagem do português.