Ação sobre Literacia Orçamental dirigida aos profissionais da Comunicação Social em Timor-Leste

Publicado em quarta-feira, 26 fevereiro 2020 15:06

A Parceria para a melhoria da prestação de serviços através do reforço da Gestão e Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste (PFMO) – Componente 2 organiza, de 17 a 28 de fevereiro de 2020, as Jornadas de Literacia Orçamental, no Centro Cultural Português da Embaixada de Portugal em Díli, Timor-Leste.

Com a duração de 40 horas esta ação de formação conta com duas dezenas de participantes de diversos órgãos de comunicação social e realiza-se com o apoio do CENJOR (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas) e da SECOMS (Secretaria de Estado para a Comunicação Social) e do Conselho de Imprensa de Timor-Leste.

As jornadas visam melhorar as competências dos jornalistas timorenses nas áreas de conhecimento e tratamento de informações em matérias de orçamento, economia e finanças públicas, despertando estes profissionais para as matérias de boa governação e da gestão de supervisão das finanças públicas, num contexto de auditoria social.

Esta edição, ministrada em língua portuguesa, pretende ter um caráter prático e dirigido à resolução de tarefas concretas, sendo assegurada pelo jornalista de economia e repórter do jornal Público, Sérgio Aníbal.

A Parceria para a melhoria da prestação de serviços através do reforço da Gestão e Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste (PFMO), ao abrigo do 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento é uma Ação financiada pela União Europeia (no âmbito do 11.º Fundo Europeu para o Desenvolvimento, no montante de EUR 12.000.000,00) e cofinanciada e administrada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (no montante de EUR 600.000,00).

A Componente 2 do PFMO é dirigida ao apoio e reforço ao sistema de pesos e contrapesos dos atores estatais e não-estatais, para o fortalecimento da participação das entidades nacionais no processo de tomada de decisão e supervisão das finanças públicas, com vista à melhoria da prestação do serviço público.

31437 2

31437 1