Acolhimento a Bolseiros Camões em Portugal

Publicado em segunda-feira, 11 novembro 2019 10:57

Desde setembro de 2019 que o Camões, I.P. tem vindo a acolher os cerca de 200 bolseiros que se encontram a estudar em Universidades Portuguesas nos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento. Para além da entrega do Manual de Acolhimento, têm faseadamente vindo a assinar os seus contratos de bolsa.

A concessão de bolsas de estudo da Cooperação Portuguesa, assume-se como um importante instrumento estratégico da Política Externa Portuguesa, mas também como um importante instrumento ao nível da Ajuda Pública ao Desenvolvimento por parte de Portugal, contribuindo para o reforço do sistema científico e tecnológico dos países parceiros, bem como para a valorização dos recursos humanos e das instituições daqueles países, promovendo simultaneamente valores como a equidade, igualdade de oportunidades e a valorização do mérito.

Este Programa de Bolsas para formação em Portugal, que inicialmente era dirigido apenas a estudantes dos PALOP, foi sendo alargado a outros países, como Timor-Leste e, este ano letivo, pela primeira vez, a cidadãos oriundos da Colômbia, encontrando-se a maioria dos bolseiros a frequentar cursos nas áreas das engenharias, economia e finanças, ciências da saúde e direito.

Tópicos neste artigo: