África do Sul: Camões, I.P. oferece laptops e máscaras a alunos de português na Protea Secondary School, em Joanesburgo

Publicado em segunda-feira, 28 setembro 2020 15:11

Com a participação da Ministra do Ensino Básico e Secundário sul-africana, Angie Motshekga, e do Embaixador de Portugal em Pretória, Manuel Carvalho, teve lugar no dia 25 de setembro de 2020, a cerimónia de entrega de 25 laptops, com licenças “Português mais Perto”, oferecidos pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. aos melhores alunos de Português na Protea Glen Secondary School no Soweto, em Joanesburgo.

O gesto foi condignamente apreciado pela Ministra, pela Direção da Escola e pelos alunos, tratando-se de um momento particularmente significativo devido ao reconhecimento pelas Autoridades sul-africanas da importância estratégica da língua portuguesa, especialmente na sub-região da África austral. A Ministra Angie Motshekga recomendou aos alunos que perseverassem na aprendizagem do Português, para além das línguas oficiais sul-africanas, por ser um importante idioma adicional para os sul-africanos. A Ministra valorizou também a existência de importantes comunidades luso-falantes na África do Sul.

Foram ainda entregues 1000 máscaras com a bandeira portuguesa ao Departamento do Ensino Básico e Secundário. Outras 1000 máscaras idênticas serão entregues em breve ao Departamento do Ensino da Província do Gauteng.

A Ministra e o Embaixador inseriram este evento no contexto de uma cooperação estratégica cada vez mais estreita entre o Departamento do Ensino Básico e Secundário do Governo sul-africano e a Embaixada de Portugal em Pretória sobre a língua portuguesa, cooperação essa que irá continuar, foi entretanto confirmado.

31820 2

31820 3

31820 4