África do Sul: Companhia de Dança Contemporânea de Évora participa no Festival Dance Umbrella

Publicado em segunda-feira, 08 fevereiro 2016 17:18

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora estará presente no Festival Dance Umbrella, com o espetáculo “Terra Chã”, nos próximos dias 1 e 2 de março de 2016, às 20h15 no Centre for the Arts, da Universidade de Joanesburgo.

Este evento tem o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. I.P., da Embaixada de Portugal em Pretória e do Consulado-Geral de Portugal em Joanesburgo

O espetáculo “Terra Chã” é baseado na exploração da linguagem sonora do Cante Alentejano (Património Cultural Imaterial da Humanidade) e segundo a coreógrafa da Companhia, Nélia Pinheiro, retrata a expressão da terra, a voz dos homens, a força que os une, o peso, a densidade do ar, o vazio, o silêncio, o grupo e a solidão, os extremos e os seus limites, os amores e os desamores.

Nélia Pinheiro sublinha ainda que os sonetos de Florbela Espanca falam da beleza e da alma do Alentejo, e que através de um olhar contemporâneo se trabalha a fusão entre a música de Ólafur Arnalds e as modas do Cante Alentejano. Destaca ainda que a coreografia desenha percursos concretos e abstratos na voz e nos ambientes do Alentejo.