África do Sul: Reinauguração do Centro de Língua Portuguesa de Joanesburgo

Publicado em quinta-feira, 02 novembro 2017 16:27

O Camões – Centro de Língua Portuguesa em Joanesburgo, foi reinaugurado no dia 26 de outubro de 2017, nas suas instalações, na Universidade de Witwatersrand.

A cerimónia contou com a presença da diretora da Faculdade de Humanidades, Professora Ruksana Osman, com a Chefe da Escola de Literatura, Língua e Media, Professora Libby Meintjes, com o Cônsul Geral de Portugal, Francisco Meireles, com o Coordenador de Ensino na África do Sul, Carlos Gomes da Silva, com os alunos de português e leitores da Universidade de Witwatersrand e outro público em geral.

A celebração contou com a atuação de Roberto Adão, um jovem cantor lusodescendente, que abriu o espetáculo com a sua interpretação de “Chuva”, de Mariza. Após as intervenções protocolares da Prof. Libby Meintjes e de Francisco Meireles, que salientaram os laços que unem Portugal à África do Sul e o sólido protocolo existente entre o Camões, I.P. e a Universidade de Witwatersrand na promoção da Língua e Cultura Portuguesas, alguns alunos declamaram poemas de escritores lusófonos sobre a Língua Portuguesa e a diversidade étnico-racial.

O ponto alto da cerimónia surgiu com a exibição de um pequeno vídeo em que se registam as diferentes etapas da renovação efetuada no CLP. Neste vídeo são explicitados os principais objetivos para esta transformação, nomeadamente, não só a nível do espaço, mas principalmente a nível de funcionamento, uma vez que em relação ao primeiro foi dotado de uma maior funcionalidade e organização, ao passo que a nível do funcionamento foram estabelecidos horários para o centro de recursos e de estudo, além de ser agora um espaço que acolhe as mais diferentes atividades que visam a promoção da Língua e Cultura Portuguesas, como sejam conferências, reuniões e formações de professores e alunos.

Foi ainda oficializada a página do Facebook do CLP de Joanesburgo (https://www.facebook.com/CAMOES.CLP.JOANESBURGO/), tendo sido solicitada a colaboração do Cônsul-Geral de Portugal, Francisco Meireles, para a publicar online. Após este momento, foi apresentado um novo vídeo, este de promoção e divulgação do major em Português na Universidade de Witwatersrand.

O momento que se seguiu foi também de grande emotividade, pois, por um lado efetuou-se uma homenagem à Chefe da Escola Prof. Dra. Libby Meintjes, que cessará funções no final do presente ano, com um poema sobre a “Bondade” e a oferta de uma pequena lembrança, como forma de reconhecimento e agradecimento pelo apoio sempre demonstrado para com o Departamento de Português. Por outro lado, foram também distinguidas todas as alunas que durantes estes dois últimos anos têm colaborado de forma responsável, competente e dedicada nesta remodelação do Centro de Língua Portuguesa.

A honra do fecho da cerimónia foi dada ao Sr. Coordenador de Ensino na África do Sul, Dr. Carlos Gomes da Silva, que enalteceu a colaboração existente e elogiou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por esta colaboração bilateral, dando, posteriormente, por encerrada a celebração.