Evento em Lisboa sobre Agenda Pós-2015 e lançamento do Relatório 2014 sobre ODM

Publicado em quarta-feira, 09 julho 2014 17:44

A apresentação dos resultados preliminares da Consulta feita aos portugueses sobre as prioridades numa futura agenda para o Desenvolvimento, bem como o lançamento da versão portuguesa do Relatório dos ODM 2014, foram os temas centrais do evento final da Consulta Pública sobre a Localização da Agenda Pós-2015, realizado em Lisboa a 7 de julho de 2014.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) são um compromisso assumido sob a égide da ONU pelos líderes mundiais (Declaração do Milénio), para defesa dos princípios da dignidade humana, da igualdade e da justiça, visando libertar o mundo da pobreza extrema. Em número de oito, com metas mensuráveis e um limite no tempo (2015), definem um plano para lidar com os desafios mais prementes.

O Relatório agora disponível em língua portuguesa analisa os últimos progressos no que se refere à consecução dos ODM, confirmando que os mesmos fizeram uma “enorme diferença na vida das pessoas”, conforme sustenta o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, no Prefácio desta publicação.

No mesmo texto, o mesmo responsável declara: “A pobreza mundial foi reduzida para metade, cinco anos antes do horizonte temporal de 2015”.

O encontro do passado dia 7 em Lisboa pôs termo a uma série de workshops promovidos em diversas cidades, por uma comissão organizadora constituída pelo Camões I.P., Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, CNJ – Conselho Nacional de Juventude, Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local e PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e Plataforma Portuguesa das ONGD.

O objetivo desta Consulta Pública foi o de envolver os cidadãos portugueses no debate em torno das grandes linhas de ação a adotar no quadro das políticas de Desenvolvimento pós-2015.

Este conjunto de iniciativas contou com o apoio do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC). Intervieram, no evento final, a Presidente do Camões, IP, Ana Paula Laborinho, e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, bem como representantes do PNUD e da EuropeAid/Comissão Europeia.

Reportagem fotográfica: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.501692123307637.1073741836.469893589820824&type=1