Alemanha: 14.º Congresso Alemão de Lusitanistas

Publicado em quinta-feira, 02 setembro 2021 16:18

Vai decorrer de 15 a 19 de setembro de 2021, na Universidade de Leipzig, no Estado Federal da Saxónia, o 14.º Congresso Alemão de Lusitanistas, uma organização da Associação Alemã de Lusitanistas, que conta com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

A presente edição do congresso, com a temática “Temporalidade(s): Reminiscência, Perceções, Projeções”, será realizada em formato híbrido, com sessões presenciais e em linha. Nos cinco dias do evento haverá sessões plenárias nas seguintes áreas: Estudos Literários, Estudos dos Media, Estudos Culturais, Linguística, Tradutologia e Tradução, Didática e ainda uma secção interdisciplinar para jovens investigadores.

Para a organização «o 14º Congresso Alemão de Lusitanistas toma como tema de enquadramento uma consciência do tempo modificada que se articula, por exemplo, com o muito discutido conceito de um "presente amplo" (H. U. Gumbrecht). Como resultado, tanto o historicismo como o sentido das possibilidades voltadas para o futuro entraram em crise. 

O "presente amplo" também se caracteriza pela copresença de múltiplos arquivos do passado. Especialmente no que diz respeito ao mundo lusófono, assumimos temporalidades simultâneas e múltiplas e, com isso, também constelações de não-simultaneidade. Os fenómenos culturais, literários e linguísticos oferecem acesso privilegiado a várias manifestações de temporalidade(s) que escapam ao esquema dos modelos lineares de desenvolvimento e progresso. Como e porque é que o passado se projeta no presente? Em que medida é que o passado é impedido de passar? Como é que regressa? Como será utilizado ou encenado para o presente? Do Sebastianismo aos traumas e ruínas, há inúmeras possibilidades.»

As línguas do Congresso são, como de costume, o português, o galego e o alemão.

À margem do Congresso terá lugar a Cerimónia de Entrega do Prémio Georg Rudolf Lind, atribuído bienalmente pela Associação Alemã de Lusitanistas a autores de teses de doutoramento ou mestrado na área da Lusitanística. O Prémio será entregue pelo Embaixador de Portugal na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes.

O programa do evento pode ser consultado aqui.