Alemanha: 4.ª Edição das Lusitaníadas, em Hamburgo

Publicado em quarta-feira, 22 maio 2019 17:07

No dia 25 de maio de 2019 terá lugar, na escola Stadtteilschule am Hafen, em Neustädter Straße 60, Hamburgo, a 4.ª Edição das LUSITANÍADAS, uma atividade que envolve os professores (11) e os alunos dos cursos de Língua Portuguesa de 18 em localidades (13 em 2018) do norte da Alemanha: Bad Karlshafen, Braunschweig, Bremen, Bremerhaven, Cuxhaven, Einbeck, Farmsen, Glinde, Hamburgo, Hameln, Hannover, Harburgo, Nordhorn, Osnabrück, Pinneberg, Wilhelmsburg e Wolfsburg da área consular de Hamburgo e Minden, da área consular da Renânia do Norte Vestefália, em colaboração com a comunidade portuguesa local e com as Comissões de Pais e ainda com a Embaixada de Portugal em Berlim e o Consulado-Geral de Portugal em Hamburgo.

Nesta 4.ª edição, prevê-se a participação de cerca de 125 alunos e um total de 300 pessoas.

O programa inclui um torneio de futebol de 5 com equipas mistas, um almoço convívio, e ainda um concurso de talentos. Os jovens participantes, todos alunos dos cursos EPE, mostrarão as suas capacidades artísticas em desenho, canto, dança, música, teatro e leitura. No final, serão entregues prémios aos três primeiros classificados em cada área de talento.

Este ano, no decurso das Lusitaníadas, terá lugar a ação promocional “Jornadas estudar e Investigar em Portugal”, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em articulação com o Camões, I.P. e a CEPE Alemanha, visando informar os jovens da comunidades portuguesa e lusodescendentes (e seus encarregados de educação e professores de Português) sobre as oportunidades oferecidas, no ensino superior português, incluindo a quota dedicada de 7% de acesso. Poderão também estar presentes representantes de instituições portuguesas de ensino superior (universidades, politécnicos e privados).

As “Lusitaníadas” têm por objetivos: incentivar à frequência dos cursos EPE, ao empenho e ao estudo dos alunos; promover a língua e a cultura portuguesas e valorizar o trabalho em contexto de sala de aula; promover a cidadania e espírito de grupo e divulgar os cursos existentes junto das comunidades/localidades e aprofundar a relação de amizade e de cooperação entre alunos e professores das diferentes cidades envolvidas.

À medida que o projeto se vai consolidando, tem-se vindo a registar uma maior adesão, quer do público presente quer dos jovens participantes e suas famílias. A própria comunidade portuguesa tem revelado maior interesse pelo evento, em consequência do crescimento do projeto que se tem refletido no aumento de apoios e patrocínios.

As “Lusitaníadas” fazem parte de um Plano Anual, aprovado e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que contempla todo um conjunto de atividades propostas pelos 37 professores do ensino básico e secundário e pelos 11 docentes colocados em universidades alemãs, que integram a rede de Ensino Português na Alemanha.

A Embaixada de Portugal em Berlim e o Consulado-Geral de Portugal em Hamburgo têm apoiado sempre a atividade, assim como outras que fazem parte do Plano Anual, dinamizado pela Coordenação de Ensino Português na Alemanha, destinadas a promover e a divulgar o ensino da Língua Portuguesa no país junto da Comunidade Portuguesa e de outras comunidades que pretendam aprender Português. Todas as atividades, sejam elas realizadas em sala de aula ou em âmbitos mais alargados, como é o caso das Lusitaníadas, que envolve alunos, pais e encarregados de educação, comissões de pais e a Comunidade Portuguesa, inserem-se num Plano Estratégico delineado pela Embaixada de Portugal na Alemanha com o objetivo de reforçar o reconhecimento junto das autoridades alemãs do ensino do português, quer como Língua de Herança quer como Língua Estrangeira e, ao mesmo tempo, promover a integração do Português como disciplina de opção curricular nos planos de estudo alemães.

 

Programa