Alemanha: Ação de formação de professores e entrega da medalha de mérito das Comunidades Portuguesas

Publicado em terça-feira, 23 novembro 2021 14:45

Decorreu em Berlim, de 18 a 20 de novembro de 2021, a ação de formação anual de docentes de Português na Alemanha, subordinada à temática “Ensino do Português: Inclusão de Boas Práticas, Boas Práticas de Inclusão””, que reuniu cerca de 40 professores e leitores da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE).

 

A ação de formação, que foi articulada com a Embaixada de Portugal em Berlim, contou com a presença do Embaixador Francisco Ribeiro de Menezes, que abriu os trabalhos, e da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, que encerrou as Jornadas e promoveu uma reunião de trabalho com os professores dos ensinos básico e secundário da rede do Ensino Português na Alemanha. O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. fez-se representar pelo Vogal do Conselho Diretivo, João Neves, que reuniu igualmente com os docentes presentes nas Jornadas.

Foram convidados, Nuno Dorotea, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que facilitou a oficina “Avaliação formativa na aprendizagem com o digital”, e Paulo Carvalho, especialista em plataformas digitais do Ministério da Educação, que promoveu uma oficina prática sobre a utilização de ferramentas digitais nos cursos do EPE. Do programa constou ainda um momento de interação, apresentado pelos docentes da rede EPE, para troca de experiências e reflexão de boas práticas.

A atividade teve o patrocínio do Hotel Pestana Berlim, da Caixa Geral de Depósitos, da Lidel Edições Técnicas e Porto Editora, que apresentaram as suas novidades editoriais.

No final da sessão, a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas atribuiu a Isabel Geyer a medalha de mérito das comunidades portuguesas. Trata-se da professora com mais tempo de serviço no EPE na Alemanha, tendo exercido a atividade de docente durante 41 anos.

Isabel Maria Rocha Nascimento Geyer iniciou funções como Professora da rede do Ensino Português no Estrangeiro a 12 de setembro de 1979, que exerceu ininterruptamente, na Alemanha, até 30 de novembro de 2020, para se aposentar a 1 de dezembro desse ano. 

A Professora Isabel Geyer dedicou toda a sua vida ao ensino da língua portuguesa à comunidade portuguesa em várias cidades alemãs, fixando-se, na cidade de Angelbachtal, no Estado de Bade-Vurtemberga, na área consular de Estugarda. Desempenhou as suas funções, sempre, com assinalável entrega, profissionalismo e mérito, merecendo sentido reconhecimento por parte de encarregados de educação, colegas e membros da comunidade portuguesa.

32773 3

32773 1