Alemanha: Assinatura de Protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P. e a Universidade Johannes Gutenberg de Mainz

Publicado em quarta-feira, 29 dezembro 2021 16:16

Foi assinado no dia 22 de dezembro de 2021 um Protocolo de Cooperação entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua I.P. e a Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, que estabelece as condições para alargar a oferta dos estudos de língua portuguesa naquela instituição de ensino superior, mediante o apoio à contratação de docentes. O protocolo produz efeitos por três anos, a partir do ano letivo de 2021/2022.

O Protocolo foi assinado pelo Embaixador de Portugal na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes, que representou no ato o Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, e pelo Presidente da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, Georg Krausch.

Destacamos a importante valência introduzida pelo protocolo: a criação de cursos de formação de professores de língua portuguesa para o ensino secundário. A Universidade de Mainz passará a ser a única instituição de ensino superior alemão a ter essa oferta no país.

Assinalamos ainda a continuidade de oferta semestral de cursos de língua portuguesa a alunos de diversas áreas científicas, incluindo a da tradução, no polo da Universidade em Germersheim, bem como a manutenção do programa “Português em Prática”, com o objetivo de constituir grupos de trabalho interdisciplinares e interinstitucionais que desenhem estratégias para uma mais célere integração da disciplina de Português como Língua Estrangeira (PLE) nos curricula das escolas secundárias alemãs.

No ano letivo de 2021/2022 estão inscritos 1.854 alunos em cursos de Língua Portuguesa nas universidades alemãs apoiadas pelo Camões I.P.

São agora 15 as universidades - incluindo 2 Cátedras - com as quais o Camões, I.P. tem instrumentos de cooperação na Alemanha - Aachen, Berlim (Humboldt e Freie), Chemnitz, Colónia, Göttingen, Hamburgo, Heidelberg, Konstanz, Leipzig, Mainz, Marburgo, Munique, Rostock e Saabrücken.