Alemanha: Concerto Europa da Orquestra Filarmónica Portuguesa na Sala da Filarmónica de Berlim

Publicado em sexta-feira, 02 junho 2023 16:19
A convite de alguns promotores alemães, a internacionalização da Orquestra Filarmónica Portuguesa terá continuidade em 2023, com especial destaque para a presença na mítica Sala da Filarmónica de Berlim. O programa do concerto – que terá lugar no dia 7 de junho de 2023, às 20h00, na Großer Saal -, apresentará, em estreia, a obra “Europa - Metamorfoses de Amor” (texto de Alexandre Honrado e adaptação de Sara Ross) e contará com dois solistas nacionais, a soprano Ana Maria Pinto e o barítono Miguel Maduro-Dias.
 
Serão, ainda, apresentadas mais duas obras, a saber: “Metamorphosen” de Richard Strauss e o Concerto para violoncelo e orquestra de Dvorak, tendo como solista o alemão Benedict Kloeckner. A Orquestra Filarmónica Portuguesa conta com a Direção Artística do maestro Osvaldo Ferreira, um dos mais representativos chefes de orquestra nacionais da atualidade.
 
Fundada em maio de 2016 por Osvaldo Ferreira e Augusto Trindade, a OFP é amplamente reconhecida, pelo público e pela crítica, como uma das melhores orquestras sinfónicas nacionais, tendo já realizado concertos em praticamente todo o território nacional, com algumas das mais importantes obras do repertório sinfónico e grandes solistas internacionais.
 
Em 2022, a convite do Institut Français de Culture, a OFP apresentou-se no Théatre des Champs-Elysées num concerto integrado na temporada da Saison Croisée France/Portugal 2022, marcando desta forma a sua estreia internacional. Ainda nesta cidade e a convite da UNESCO, a OFP realizou um concerto integrado no programa de comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o qual contou com o apoio da DGartes, Embaixada de Portugal junto da UNESCO e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Ainda em 2022, a OFP teve a sua candidatura selecionada pelo programa Europa Criativa da União Europeia. O projeto "Sounds of Change", que envolve parceiros da Alemanha, Espanha, Eslovénia e Sérvia, estará em ação até 2025.
 
No biénio 2023/2024 a OFP será apoiada pela Direção-Geral das Artes através do Programa de Apoio Sustentado às Artes. Anteriormente, os projetos de Criação e Internacionalização da OFP já haviam também sido apoiados pela DGartes, nos concursos pontuais de 2021 e 2022. Esta iniciativa conta com a divulgação do Camões, I.P. e do Camões – Centro Cultural Português em Berlim.
 
Mais informações e bilheteira online aqui.
 
34008 2
 
Foto: Orquestra Filarmónica Portuguesa © Pedro Lobo