Alemanha: European Cultural Heritage Summit 2018

Publicado em sexta-feira, 15 junho 2018 11:56

O Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, o Coordenador Nacional do Ano Europeu do Património Cultural (AEPC), Guilherme d´Oliveira Martins, o Diretor do Banco Europeu de Investimento, Francisco de Paula Coelho e o barítono Jorge Chaminé participam na Cimeira Europeia do Património Cultural, evento central do Ano Europeu do Património Cultural 2018, que terá lugar de 18 a 24 de junho de 2018, em Berlim.

A Cimeira que decorre sob o mote Sharing Heritage – Sharing Values pretende ser uma ocasião para promover uma Agenda Europeia e um Plano de Ação para o Património Cultural que fiquem como legado do Ano Europeu do Património Cultural.

A Cimeira é organizada pelo Deutsches Nationalkomittee für Denkmalschutz (Comité Alemão Nacional do Património Cultural), a entidade coordenadora do AEPC na Alemanha, a Stiftung Preußischer Kulturbesitz (Fundação para o Património Cultural Prussiano) e a Europa Nostra, rede de trabalho da sociedade civil, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura.

Portugal foi convidado a integrar o então grupo de trabalho de implementação do Ano Europeu do Património Cultural pelo congénere alemão do nosso Ministério da Cultura, BKM – Beauftragte für Kultur und Medien -, por ocasião de reunião bilateral de titulares da pasta da cultura em 2015, reunião essa promovida pela Embaixada de Portugal/Camões, I.P. em Berlim.

No âmbito da sua deslocação à Alemanha, o Ministro da Cultura estará ainda presente na Cimeira de Autores que decorre no contexto do Ano Europeu do Património Cultural e que conta com a participação de Hélia Correia.

Mais informações: http://european-cultural-heritage-summit.eu/?card