Alemanha: Feira Internacional do Livro de Leipzig 2023

Publicado em segunda-feira, 24 abril 2023 12:27

A Feira Internacional do Livro de Leipzig realiza-se de 27 a 30 de abril de 2023, com a participação de Portugal.

Depois de uma interrupção de três anos devido à pandemia, a Feira do Livro de Leipzig volta a marcar presença no panorama literário alemão e europeu, tendo, em 2023, a Áustria como país convidado. Esta Feira mobiliza diferentes públicos e promove o encontro entre autores e leitores, tanto em sessões na Feira, como no quadro do Festival Literário "Leipzig Lê/Leipzig liest", que decorre em simultâneo na cidade.

Portugal tem presença regular nesta Feira desde 2016, no âmbito da qual tem sido assegurada uma programação literária diversificada que, juntamente com um conjunto de outras iniciativas − nomeadamente o apoio continuado à tradução e edição −, tem contribuído para uma divulgação crescente da literatura portuguesa em língua alemã.

A participação de Portugal enquanto país convidado, inicialmente prevista para 2021 e depois adiada para 2022, infelizmente não se concretizou. No entanto, Portugal retoma agora a presença nesta Feira em formato especial, numa iniciativa conjunta dos organismos representantes do Grupo de Trabalho Interministerial (Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Turismo de Portugal e Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e da Embaixada de Portugal na Alemanha.

Portugal apresenta-se em Leipzig sob o lema "(Não há) palavras interditas", inspirado num verso do poeta Eugénio de Andrade, cujo centenário de nascimento se comemora em 2023.

Para além de Eugénio de Andrade, são ainda homenageados Natália Correia e Eduardo Lourenço, também eles nascidos há 100 anos, e Ana Luísa Amaral, falecida em 2022.

Integram a programação literária os escritores Afonso Reis Cabral, Ana Paula Tavares, Cristina Carvalho, Isabela Figueiredo, Kalaf Epalanga e Luís Quintais, e ainda a escritora brasileira Carla Bessa,  residente na Alemanha.

No total, vão realizar-se 15 sessões, moderadas por tradutores, editores e jornalistas alemães, que têm lugar no stand de Portugal e também na cidade, no âmbito do Festival "Leipzig Lê". Numa pequena livraria no stand − a cargo da TFM, Centro do Livro e do Disco, sedeada em Frankfurt −, estão à venda livros em alemão de autores portugueses e de autores africanos de língua portuguesa, e também em versão original.

Consulte aqui o programa (em alemão) ou no sítio do Camões - Centro Cultural Português em Berlim.

33890 2