Alemanha: Participação portuguesa no 32.º Festival "Os Dias do Conto"

Publicado em terça-feira, 09 novembro 2021 11:43

No dia 5 de novembro de 2021, a Embaixada de Portugal em Berlim, em conjunto com a Coordenação de Ensino Português na Alemanha, participou no 32.º Festival "Os Dias do Conto", este ano com o tema “A Flor púrpura”, recebendo, nas instalações do Camões – Centro Cultural Português em Berlim uma turma de 24 alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos (2.º ano de escolaridade) e duas professores da escola Elizabeth-Shaw Grundschule, de Berlim.

O Berliner Märchentage é um dos maiores e mais conceituados festivais do mundo de literatura infantil, centrando-se, em particular, em contos de fadas, lendas, mitos e fábulas.

A participação portuguesa foi assinalada com a apresentação e leitura do conto “Beatriz e o Plátano”, de Ilse Losa. A tradução para língua alemã de Isabel Remer foi editada pela Oxalá numa versão bilingue, com ilustrações de Lisa Couwenbergh. Esta atividade foi desenvolvida pelas docentes de apoio pedagógico, Carla Gago e Patrícia Santos, tendo ainda contado com a presença da tradutora Niki Graça.

A participação de Portugal no Berliner Märchentage visa motivar os mais pequenos para a aprendizagem da língua portuguesa, contribuir para a consciencialização de uma realidade plurilinguística na Europa, cultivar a diversidade cultural e linguística, incentivar a leitura e reforçar o prestígio e a imagem do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. junto da comunidade escolar alemã.

 

32734 2