Alemanha: Projeto português no Dia Europeu das Línguas

Publicado em segunda-feira, 24 setembro 2012 13:14

O projeto de investigação ‘Imagens do (Ensino) Português no Estrangeiro’, desenvolvido pela Coordenação do Ensino Português na Alemanha, vai ser apresentado em Berlim no âmbito das comemorações do Dia Europeu das Línguas, promovidas pela EUNIC (rede dos institutos nacionais de cultura da União Europeia).

O evento decorrerá nas instalações da Representação da Comissão Europeia em Berlim, no dia 25 de setembro, entre as 18:00 e as 20:45.

A apresentação, intitulada “Portugiesisch als grosse/kleine Sprache: ein Malprojekt mit Kindern portugiesischer Herkunft in Deutschland“, a cargo de Sílvia Melo Pfeifer e de Alexandra Schmidt, inclui-se na discussão que dá o mote à referida celebração, alusiva à relação dos indivíduos com as (suas) línguas e as vantagens do plurilinguismo (Vom Drama, eine große / eine kleine Sprache zu sprechen. Mehrsprachigkeit und ihre Chancen).

As representações que os alunos de origem portuguesa do ensino primário no estrangeiro (inscritos em aulas de língua portuguesa) têm de si próprios em relação ao seu multilinguismo são o cerne do estudo realizado no âmbito da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE).

A discussão no palco principal, em torno das vantagens do plurilinguismo, contará com Jürgen Trabant (especialista em Plurilinguismo Europeu, da Universidade de Bremen), Elisabeth Krone (chefe dos serviços linguísticos do Canal ARTE TV), Monika Štěpánová (Diretora do Centro Checo de Berlim) e John Whitehead (Diretor do British Council de Berlim) e a moderação estará a cargo de Maike Albath, jornalista e crítica de literatura.