Aluna da CEPE França vence Concurso Nacional de Leitura na categoria 3.º Ciclo do Ensino Básico

Publicado em terça-feira, 07 junho 2022 10:35

No dia 4 de junho de 2022, foram apurados os vencedores da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), desenvolvido pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), na qual Maria Martínez Torrado, aluna da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) que frequenta o Collège International de St. Germain en Laye, em França, venceu o 1.º lugar na categoria 3.º Ciclo do Ensino Básico.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., desenvolveu no ano letivo 2021-2022 a 8.ª edição do Concurso Internacional de Leitura (CIL) na rede EPE, como versão internacional do CNL, ao abrigo de protocolo de colaboração existente entre o PNL2027 e o Camões, I.P. Na 2.ª fase do CIL foram apuradas duas alunas da rede de Ensino Português no Estrangeiro, que se deslocaram a Portugal para representar o EPE na Fase Nacional do CNL - Maria Martínez Torrado e Lucía Varandas García, do IES Zurbarán, Badajoz.

O Concurso Internacional de Leitura (CIL) está inserido no “Plano de Incentivo à Leitura” do Camões, I.P., e tem como objetivos centrais estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral. As duas primeiras fases do CIL são organizadas pelas Coordenações de Ensino Português no Estrangeiro. A 3ª Fase converge com a Final do Concurso Nacional de Leitura, desenvolvido pelo PNL2027 em Portugal Continental, nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira e nas Escolas Portuguesas no Estrangeiro sob a tutela do Ministério da Educação.

A prova final de palco realizou-se nas instalações do Inatel da Costa da Caparica, em Almada, com a participação de todos os finalistas da 2.ª fase do CNL, tendo sido transmitida em streaming.

33200 2

33200 3

33200 4