Aluna da rede de Ensino Português no Estrangeiro obtém o 2.º lugar na Final do Concurso Nacional de Leitura

Publicado em segunda-feira, 05 junho 2023 12:37

No dia 3 de junho de 2023, decorreu em Torres Vedras a Final da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), na qual Maria Martínez Torrado, aluna da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) que frequenta o Collège International de St. Germain en Laye, em França, obteve o 2.º lugar na categoria ensino secundário.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., desenvolveu no ano letivo de 2022/2023 a 9.ª edição do Concurso Internacional de Leitura (CIL) na rede EPE, ao abrigo de protocolo de colaboração existente entre o PNL2027 e o Camões, I.P. Na 2.ª fase do CIL foram apuradas duas alunas da rede de Ensino Português no Estrangeiro, que se deslocaram a Portugal para representar o EPE na prova de palco da Fase Nacional do CNL - Maria Martínez Torrado, na categoria ensino secundário e, na categoria 3.º ciclo do ensino básico, Chrystèle Barbosa Leal, ambas alunas do Ensino Português no Estrangeiro em França.

O CIL está inserido no “Plano de Incentivo à Leitura” do Camões, I.P., e tem como objetivo global estimular o gosto pela leitura. As duas primeiras fases do CIL são organizadas pelas Coordenações de Ensino Português no Estrangeiro e a 3.ª Fase converge com a Fase Final do CNL

O CNL é desenvolvido pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, contando ainda com a participação de alunos das Escolas Portuguesas no Estrangeiro sob a tutela do Ministério da Educação.

A prova final de palco realizou-se no auditório do Centro Pastoral de Torres Vedras e contou com a participação de todos os finalistas da 2.ª fase do CNL e do CIL.

34012 2

34012 1

34012 4