Alunas da CEPE Suíça e da CEPE França vencem a 2ª Fase do Concurso Internacional de Leitura

Publicado em quarta-feira, 31 maio 2017 12:08

Os vencedores da 2ª Fase da 4ª edição do Concurso Internacional de Leitura (CIL), na categoria 3º Ciclo do Ensino Básico e na categoria Ensino Secundário, são duas alunas da Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro na Suíça e da Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro em França, respetivamente.

Os nomes das alunas foram divulgados junto das Coordenações de Ensino da rede EPE.

As concorrentes vencedoras da 2ª Fase do Concurso Internacional de Leitura 2017 são:

Ensino Básico (Categoria 3º Ciclo): Telma Seixas Fernandes

Escola Giacometti, Chur, cantão de Grisões – Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro na Suíça

Ensino Secundário (Categoria Secundário): Celeste Neves de Almeida

Secção Internacional Portuguesa, Lycée Alexandre Dumas, Saint-Cloud - Coordenação de Ensino Português no Estrangeiro em França

As duas alunas vencedoras virão a Portugal representar o Ensino Português no Estrangeiro (EPE) na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura, organizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), entidade da qual o Camões, I.P. é parceiro nesta iniciativa. A Final Nacional terá lugar em Portugal, no final do mês de junho ou no princípio do mês de julho, em data a anunciar e será realizada em articulação com a RTP, em formato televisivo também ainda a anunciar.

O Concurso Internacional de Leitura (CIL) é uma ação inserida no Plano de Incentivo à Leitura e tem como objetivos centrais estimular o gosto pela leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral, desenrolando-se em três fases distintas.

As duas primeiras fases do CIL são organizadas pelas Coordenações de Ensino Português no Estrangeiro, de acordo com Regulamento próprio, promovendo-se a leitura de autores de literatura de expressão portuguesa.

A 3ª Fase do CIL converge com a Final do Concurso Nacional de Leitura (CNL), desenvolvido pelo PNL em Portugal Continental, nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira e nas Escolas Portuguesas no Estrangeiro sob a tutela do Ministério da Educação.