Alunos da CEPE França vencem Concurso Internacional de Leitura

Publicado em segunda-feira, 30 maio 2016 08:41

 

Dois alunos da Coordenação do Ensino Português em França venceram a 2ª Fase da 3ª edição do Concurso Internacional de Leitura (CIL), nas duas categorias. Lucas Simana, do Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye, venceu na categoria do 3º Ciclo do Ensino Básico e Diana de Abreu Areias, do Liceu Internacional de Saint-Germain-en-Laye, foi a vencedora na categoria do Ensino Secundário.

Os dois alunos vencedores virão a Portugal representar o Ensino Português no Estrangeiro (EPE) na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura, organizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), entidade da qual o Camões, I.P. é parceiro nesta iniciativa. A Final Nacional terá lugar em Portugal, no final do mês de junho ou no princípio do mês de julho, em data a anunciar e será realizada em articulação com a RTP, em programa televisivo também ainda a anunciar.

O Concurso Internacional de Leitura (CIL) é uma ação inserida no Plano de Incentivo à Leitura e tem como objetivos centrais estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral, desenrolando-se em três fases distintas.

As duas primeiras fases do CIL são organizadas pelas Coordenações de Ensino Português no Estrangeiro, de acordo com o Regulamento, promovendo-se a leitura de autores de literatura de expressão portuguesa. A 3ª Fase converge com a Final do Concurso Nacional de Leitura, desenvolvido pelo PNL em Portugal Continental, nos Arquipélagos dos Açores e da Madeira e nas Escolas Portuguesas no Estrangeiro sob a tutela do Ministério da Educação.